Após cinco anos, Centro Espírita retoma atendimento ao público

Sociedade Padre Cacique de Barros volta a realizar atividades pela população

Na próxima terça-feira, 13, o Centro Espírita Padre Cacique de Barros retoma os trabalhos de atendimento ao público, que estava com um grupo reduzido desde 2013 e, por isso, não oferecia esse tipo de auxílio à população.

Primeira casa espírita de Montenegro, fundada em 1940, e uma das mais antigas do Estado do Rio Grande do Sul, ela foi reconhecida pela Federação Espírita Brasileira (FEB) nove anos depois — ocasião em que passou a seguir a base da doutrina difundida por Allan Kardec. Atualmente, Ângelo e Analaura Ramos fazem parte da terceira geração à frente dessa instituição.

novo grupo de trabalhadores que atuarão na casa espírita

Foi após o desencarne (morte) do espiritista Lauro Ramos, pai dos irmãos, que o fluxo de ações da entidade começou a reduzir gradativamente. “O pai era um dos principais oradores e articuladores daqui. Dessa forma, ele dedicava o seu tempo exclusivamente para manter as atividades desse centro e consequentemente, o grupo de trabalhadores era grande”, explica Ângelo, justificando o motivo da interrupção do atendimento ao público.

Durante os últimos cinco anos, a casa continuou apenas com os estudos da doutrina, porém tendo um número de participantes menor. Diante da situação, vários integrantes acabaram procurando outras casas no município. A contabilista Silvia Maria Plentz, 58, conta que foi a partir de um reencontro dos antigos integrantes da casa que veio a motivação para a retomada. “Penso que era a hora certa. O plano espiritual se organiza dessa forma para que tudo aconteça quando tem que acontecer. Agora é o momento de voltarmos com o atendimento ao público e fazer um trabalho fraterno”, ressalta. “O espiritismo tem um papel importante no auxílio às pessoas, pois elas podem ser ouvidas, abraçadas e compreendidas”, acrescenta a contabilista.

O novo grupo de trabalhadores, ou seja, a equipe de pessoas que seguem a doutrina e ajudam no andamento das atividades da casa será formado por 12 integrantes. Neste sentido, Ângelo Ramos destaca que as ações desenvolvidas serão baseadas nas orientações da FEB.

Conheça o funcionamento da casa

Entre as diversas atividades que voltarão a ser desenvolvidas na casa estão as “Reuniões públicas”, “Acolhimento fraterno”, “Passes individuais”, além dos “Estudos espíritas e desenvolvimento mediúnico”. A seguir, entenda melhor o que é cada uma delas:
– Reuniões Públicas: palestras abertas à comunidade em que são abordados temas do Evangelho de Jesus Cristo sob a ótica da doutrina espírita.
– Acolhimento Fraterno: diálogo para pessoas que se encontram eventualmente em estado de angústia e deseja conversar com alguém partindo do viés espírita a respeito da situação.

– Estudos espíritas e desenvolvimento mediúnico: é uma reunião privativa que prioriza a participação efetiva dos inscritos por meio de atividades grupais e plenárias para o estudo e educação da mediunidade no Centro Espírita.

– Passes individuais: ato de passar as mãos repetidas vezes por diante ou por cima de pessoa que se pretende magnetizar ou curar pela força mediúnica.

Depois de um longo processo de integração, o novo grupo de trabalhadores está na expectativa pelo reinício das ações. Analaura Ramos, uma das principais articuladora da casa, está otimista. “Nós estamos de coração aberto para receber toda a comunidade e fazer um trabalho espírita”, destaca.

O Centro Padre Cacique de Barros volta a atender todas as terças-feiras, às 20h, com as reuniões públicas, acolhimento fraterno e passes individuais. Nas sextas-feiras, no mesmo horário, ocorrerão os estudos espíritas e desenvolvimento mediúnico.

A associação espírita está localizada na rua Doutor Paulo Ribeiro Campos, 276, bairro Progresso.

Últimas Notícias

Destaques