Programa Federal. Instituição de Montenegro está entre as beneficiadas e receberá uma tonelada do produto
Na última terça-feira, 27, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) doou 270 toneladas de leite em pó para a Federação das Associações de Pais e Amigos do Excepcionais do Rio Grande do Sul (Feapaes/RS). A doação aconteceu em Canoas e vai beneficiar cerca de 18 mil pessoas atendidas pelas 205 Apaes espalhadas pelo do Estado.
Na cerimônia de entrega, 31 associações da região metropolitana de Porto Alegre receberam 80 toneladas de leite, entre elas, a de Montenegro. Além do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o secretário nacional de Segurança Alimentar do MDS, Caio Rocha, também estiveram presentes os vereadores Cristiano Von Braatz e Felipe Kinn, do PMDB, o Prefeito Kadu Müller (SD), secretários e o presidente da Apae/Montenegro, Fernão Leal Mohn.
O ministro Terra ressaltou que a doação fecha um ciclo que beneficia as pessoas atendidas pelas Apaes e os agricultores familiares, que atualmente enfrentavam uma crise e tiveram a produção de leite adquirida por um preço justo. “Investimos R$ 15 milhões na compra do leite em pó para dar um alento ao pequeno produtor, que sofria com o excesso de leite do Uruguai. Ao mesmo tempo, vamos levar esse produto para a área social, ajudando quem mais precisa”, destacou.
Para o presidente da Apae/Montenegro, essa iniciativa promove um giro na economia nacional, além de contribuir com ações sociais. Contente com doação, ele comenta sobre a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nesse processo.
“Esse programa do governo federal colabora para reduzir os problemas que algumas cidades enfrentam, onde a escassez não é só leite, mas de tantos outros alimentos básicos”, explica Leal. “Infelizmente ainda não fomos contemplados com mais produtos”, disse Mohn.
De acordo com Leal, o transporte da carga de uma tonelada de leite em pó está marcada para amanhã, 2 de março. O presidente salienta que essa quantidade é o suficiente para a alimentação das crianças até dezembro deste ano.
Benefício aos produtores
O leite em pó doado pelo foi adquirido no final do ano passado na modalidade Compra Direta do PAA. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões para a compra de mil toneladas do produto. A ação beneficiou os agricultores familiares que sofriam com preços baixos causados pela importação de leite do Uruguai.
Além das doações para as Apaes, o produto também será distribuído para pessoas atendidas pelas redes socioassistencial e de ensino (pública e filantrópica), além de restaurantes populares e bancos de alimentos. O leite também vai compor as cestas de alimentos de indígenas e quilombolas.