Amigos da Escola Jacob Renner se reencontrarão

Desde a década de 1980 os ex-alunos, professores e amigos da antiga Escola Normal Jacob Renner se reúnem, anualmente, para confraternizar e lembrar a época de aula. Neste ano, o encontro acontece no próximo dia 18 de novembro, às 9h30min, com culto de Ação de Graças no templo da Igreja Episcopal Anglicana, na rua Osvaldo Aranha, 1910.

A reunião dos amigos do Jacozinho, como era chamado o colégio, continua após o culto. No Clube do Comércio será servido um almoço e os interessados em participar deverão confirmar presença até o dia 15 de novembro, a fim de deixar o momento mais organizado.

As confirmações devem ser realizadas com Natanael Barreto, membro da comissão organizadora,do evento pelo telefone (51) 999691914.
O evento, segundo os organizadores, serve para matar a saudade dos amigos, das lutas e conquistas dos velhos tempos do colégio, do abrigo e da cidade. Além disso, os participantes recordam a obra social e educacional liderada pelo Reverendo Ernesto João Bernhoeft, Dona Carmen e família.

Uma instituição mantida por ações culturais
Foi de 1951 a 1963 que o aposentado Natanael Barreto, 74 anos, frequentou a Escola Jacob Renner. A instituição era localizada onde hoje está o Top Center, na rua Osvaldo Aranha, e seguia até as imediações do templo da Igreja Episcopal.

Natanael estudou do primário até o atual segundo grau. A escola funcionou até os anos 1970, sendo mantida pela Igreja Episcopal. De acordo com o ex-aluno, era gratuito estudar na escola e as atividades eram mantidas por campanhas beneficentes, entre elas eventos com apresentações dos grupos de teatro e de danças gauchescas.

De acordo com Natanael, a escola atendia alunos nas turmas de vários níveis, como científico, clássico, normal e industrial, como eram denominados os períodos antigamente. “Também existia o Abrigo Nestor Bender, anexo ao colégio. Lá ficavam os alunos com baixas condições financeiras e foi onde eu permaneci por algum tempo”, lembra Natanael.

Últimas Notícias

Destaques