A primeira Festa de São João de Montenegro foi um sucesso. Não foram apenas as quadrilhas, diversas atrações musicais e a presença de mais de 20 mil pessoas nos quatro dias que marcaram o evento. Além da diversão, o evento foi marcado pela responsabilidade ambiental. Toda a decoração da festa, com bandeirinhas, balões e tecidos, foi doada para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que irá repassar às escolas municipais.
Além disso, outros materiais, como lonas, foram destinados pela empresa Montepel à entidade de Porto Alegre que as transforma em bolsas e objetos recicláveis. Também ficou sob responsabilidade da empresa a destinação correta do lixo reciclável. O total foi de 52 kg de garrafas pet, 48 kg de latas e 61 kg de papelão. Ainda, mesmo que sem contabilizar números, a empresa Bio C realizou a destinação de todo o lixo orgânico do evento, separado pelos próprios comerciantes da área de alimentação.
Como a entrada de todos os dias do evento foi gratuita, também ocorreu a iniciativa São João do Bem, com arrecadação de 30 kg de alimentos e 200 agasalhos que serão devidamente destinados pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania.
Outro ponto alto do evento foi a acessibilidade. Durante a apresentação das quadrilhas, ocorreu a tradução em libras e audiodescrição, destinado a pessoas com deficiência. A inclusão também esteve presente, com a APAE realizando a abertura oficial das quadrilhas. A área da segurança não ficou de fora. A Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e mais de 40 seguranças privados garantiram uma festa segura para o público. (IF)