A Câmara Municipal, a Prefeitura e a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promovem o 1º Fórum dos Conselhos Municipais de Montenegro. O evento ocorre nesta segunda-feira, no plenário do Legislativo. O cadastramento dos participantes inicia às 17h30min, enquanto a abertura será às 18h.
Atuando na organização do evento, a vereadora Josi Paz (PSB) observa a importância deste primeiro fórum, tendo em vista que muitos conselhos não estão ativos, e outros não funcionam como deveriam pela falta de frequência e de comprometimento de seus integrantes. Ao mesmo tempo, a vereadora salienta a importância dos conselhos na tomada de decisões sobre políticas públicas.
Montenegro tem cerca de 30 conselhos, nos mais variados segmentos, mas nem todos são atuantes. “Neste fórum, será discutida a função dos conselheiros, a importância dos conselhos junto às políticas públicas, o comprometimento dos conselheiros, a importância da boa relação entre os conselhos e o Executivo”, resume.
A programação inicia com explanação sobre “O papel dos conselhos municipais na sociedade” e, na sequência, será abordado o tema “A participação dos conselheiros”, seguido pela abordagem de “Como dar efetividade aos conselhos municipais?”. Cada painel terá 20 minutos de duração. Os painelistas serão o chefe de gabinete e secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Edar Borges; a vereadora Josi Paz e os conselheiros municipais Rafael Altenhofen e Caroline Kothe. Às 19h, haverá espaço para manifestações e dúvidas que serão mediadas pelo vice-presidente da OAB em Montenegro, João Pedro Ferreira da Silva Filho.