Reativação do órgão vai auxiliar no crescimento do esporte em Montenegro
Desde os primeiros meses do ano, o esporte montenegrino vem sendo reestruturado pela gestão. Após a retomada do Campeonato Municipal de Futebol e a (praticamente concluída) reforma do ginásio Domingão, a Administração trabalha agora na reorganização do Conselho Municipal de Desporto (CMD). Na última quinta-feira, 14, o Projeto de Lei 49/2021, que reestrutura o órgão, foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
Foram nove votos favoráveis e nenhum contrário ao projeto, que altera a composição dos membros do CMD, garantindo às associações e ligas devidamente regularizadas a participação de todas as modalidades esportivas praticadas na cidade. O documento prevê ainda a inclusão de entidades que podem contribuir com os trabalhos, incluindo secretarias que podem auxiliar o andamento dos projetos que os participantes tenham interesse em promover eventos em conjunto com o Poder Público.
O Conselho Municipal de Desporto não realiza reuniões desde 2015. Além disso, possui membros que não estão constituídos de forma regular. A reativação do órgão vai possibilitar ao Executivo a discussão de políticas públicas para a área esportiva na cidade. A Administração Municipal acredita que o esporte é uma importante ferramenta de promoção de saúde e integração social e, através da Diretoria de Desporto, vem reestruturando o esporte em Montenegro.
Além do Campeonato Municipal, que está em andamento, e da Ronda do Paradesporto, que ocorreu no início deste mês, o departamento, liderado pelo diretor Odilson Soares, vem promovendo eventos e competições visando o crescimento do esporte na cidade. No segundo final de semana de dezembro, o município sediará a final do Campeonato Gaúcho Feminino de Futebol Sete, além de um novo evento para pessoas com deficiência e um campeonato de jiu jitsu.
Agora, o prefeito Gustavo Zanatta deve sancionar a lei que reestrutura o órgão. A partir disso, o próximo passo para a reorganização do Sistema Municipal de Desporto será a definição de um novo presidente para o CMD, que ocorrerá em reunião com as entidades que farão parte do conselho.
No ofício que acompanha o projeto de lei, Zanatta explica que a composição do CMD, com 22 pessoas, está sendo alterada para assegurar a participação a todas as associações e ligas devidamente regulares. “A proposta é contemplar as mais variadas modalidades esportivas, com o objetivo de atingir o máximo de pessoas, ouvindo reivindicações e sugestões de todos os grupos praticantes de desporto”, destaca o prefeito.
O mandato dos membros do CMD terá a duração de quatro anos, não sendo permitida a sua recondução para o mesmo cargo a que foi anteriormente indicado pela entidade. O exercício da função não será remunerado. Veja abaixo a composição do Conselho Municipal de Desporto sugerida pela Administração Municipal:
Sugestão da Prefeitura para composição do CMD
– 1 representante de entidade sem fins lucrativos que atue no atendimento a crianças e adolescentes carentes;
– 1 representante da Associação Montenegrina de Esporte e Cultura;
– 1 representante da Liga Montenegrina de Bolão;
– 1 representante da Associação de Basquete de Montenegro;
– 1 representante do Montenegro Automóvel Clube – MAC;
– 1 representante da Diretoria de Desporto;
– 1 representante da Associação Montenegrina de Jiu Jitsu;
– 1 representante do Serviço Social do Comércio – SESC;
– 1 representante do Serviço Social da Indústria – SESI;
– 1 representante do Conselho Regional de Educação Física – CREF;
– 1 representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB;
– 1 representante da Associação dos Skatistas de Montenegro;
– 1 representante da Liga Montenegrina de Futebol Sete;
– 1 representante da Aciclomont – Associação dos Ciclistas de Montenegro;
– 1 representante da Federação Gaúcha de Karatê;
– 1 representante do futebol de campo, escolhido entre os participantes do Campeonato Municipal de Futebol;
– 1 representante da Associação de Vôlei de Montenegro – AVM;
– 1 representante da Secretaria Municipal de Educação;
– 1 representante da Secretaria Municipal da Fazenda;
– 1 representante da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento;
– 2 representantes das demais modalidades esportivas, como pingue-pongue, xadrez, corridas de rua, atletismo e esportes náuticos.