Montenegrinos embarcam para São Paulo mirando o título brasileiro

Jiu-jitsu. Três atletas lutam nesta semana. Outros três já voltaram para casa

Três lutadores de Montenegro embarcam para São Paulo nesta semana carregando o mesmo sonho na bagagem. Atletas da equipe Pinto BJJ, Simone Barreto, Yustos Techeira e Lira Techeira vão a Barueri com o objetivo de subir no topo do pódio e trazer a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu para o Vale do Caí. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), iniciou na última sexta-feira, 6, e se estende até este domingo, dia 15.

As disputas acontecem no ginásio José Corrêa. Do trio, Simone Barreto é quem sobe no tatame primeiro. Pela faixa branca, peso pena, categoria Máster 1, a lutadora montenegrina enfrenta Laís Herculano, nesta quinta, às 16h02min. Como a luta é válida pelas semifinais, Simone já tem, pelo menos, a medalha de bronze garantida, mas ela quer o ouro e fará de tudo para conquistá-lo.

Os irmãos Yustos e Lira Techeira lutam no final de semana. Contando as horas para o embarque, eles devem chegar à cidade paulista na sexta-feira à tarde. “A ansiedade já está grande por aqui. A preparação vem sendo realizada há meses, assim como todos os atletas estão se preparando. Todos sabem da dificuldade deste campeonato, que tem a característica de reunir os melhores atletas do país na disputa do título”, ressalta a mãe dos jovens atletas, Cleusa Kunrath.

Com 12 atletas em sua categoria, Yustos vai em busca do bicampeonato brasileiro da federação, enquanto Lira disputa a competição pela primeira vez e terá cinco oponentes na chave. “Se tudo der certo, esse ouro vem para Montenegro, e de forma dupla”, complementa Cleusa.

Márcio Rodrigues (de kimono preto) conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

No último final de semana, outros três atletas da equipe Pinto BJJ disputaram a competição. Arthur Teixeira foi superado na primeira luta por pontos. Luciano Pinto venceu seus dois primeiros adversários, o primeiro por pontos e o segundo por finalização, mas acabou sendo derrotado na terceira luta pelo atual número 1 do ranking mundial na categoria. A medalha veio com Márcio Rodrigues, que venceu suas duas primeiras lutas, foi superado na terceira, mas garantiu a medalha de bronze na disputa por peso.

“O resultado não foi o que a gente queria, mas por ser o maior evento do Brasil, do tamanho que é… estou contente. Não gosto de perder, mas temos que saber onde estamos e com quem estamos lutando. O evento é fora de série. É muito importante para uma equipe do tamanho da nossa poder participar de um campeonato assim. É legal ver essa evolução do jiu jitsu”, declara Luciano Pinto.

Últimas Notícias

Destaques