“Foi uma sensação indescritível, estou realmente muito feliz. Acho que a gente fez uma copa maravilhosa em vários termos”, resume o montenegrino Alexandre Pölking, o Mano, que conquistou seu primeiro título à frente da seleção nacional da Tailândia no sábado, 1°. Com a renovação do seu contrato já praticamente encaminhada, a próxima aspiração do técnico e sua equipe é a classificação para a Copa da Ásia.
Após vencer por 4 a 0 a equipe da Indonésia no primeiro confronto da decisão, um empate, em 2 a 2, rendeu ao time do técnico montenegrino o troféu da Copa Suzuki, no primeiro dia de 2022. “Todos estão muito contentes também. Foi no dia primeiro, então todo mundo considerou como um presente de ano novo”, declara.
Para Mano, a equipe estava muito bem preparada em termos técnicos e táticos. “A parte de ter conseguido rodar o elenco garantiu que todo mundo seguisse motivado”, fala. Além disso, ele ressalta a qualidade dos jogadores, que apesar de não ter tempo hábil para treinar o esperado tiveram um ótimo resultado.
Com uma grande repercussão do resultado, Mano já teve a oferta de renovação do seu contrato, e garante que após descansar as tratativas serão encaminhadas. Filho dos montenegrinos Clemente e Clarice Polking, Alexandre já jogou em diversos times da Europa e da Ásia antes de se tornar técnico, e tem um estilo de jogo ofensivo. “Os jogadores compraram a ideia de um futebol ofensivo, de um futebol de posse de bola”, relata como uma das portas de acesso ao sucesso.
Agora, Mano tem como meta a classificação para a Copa da Ásia que deve ocorrer em junho. Além de amistosos e mais uma Copa Suzuki pela frente, o montenegrino afirma que levar o país à Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, é um dos objetivos a serem cumpridos. “Claro que esse é um sonho, um sonho grande, pois não é fácil, mas é possível sonhar. Ainda há um aninho longo e difícil, mas vamos ver o que dá pra fazer com bastante trabalho; eu sempre acredito muito no trabalho, esse é o objetivo”, completa.
O prefeito Gustavo Zanatta manifestou sua alegria pela conquista do conterrâneo. “Fico muito feliz por ver o Mano e tantos outros montenegrinos fazendo sucesso e levando o nome da nossa cidade para todos os continentes. Parabéns a ele e a toda a família”, comemora. “Quando se tem objetivos, coragem e força de vontade, tudo é possível”, conclui Zanatta. MG)