Depois de encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro de 2021 ocupando apenas a 12ª colocação, o Internacional de Porto Alegre resolveu que havia chegado o momento de fazer uma série de modificações em sua equipe principal.
Primeiramente o plantel passou por uma profunda reformulação, com vários atletas sendo dispensados, outros emprestados e alguns vendidos.
A novidade começou com a contratação do técnico uruguaio de 43 anos Alexander Medina, que trocou a equipe do Talleres da Argentina pelo Colorado.
Apesar de não ser um técnico com um grande currículo, sendo que antes do Inter só havia treinado o Nacional do Uruguai em 2016 e o Talleres em 2019, ele é a grande esperança da equipe colorada. Seu contrato se estenderá até o final deste ano.
Com novo técnico e novos jogadores recém-chegados, quem estiver confiante no bicampeão da América e tri brasileiro pode baixar betano em seu celular e fazer suas apostas.
Na Betano é possível apostar em todos os principais campeonatos de futebol. Desde o Campeonato Gaúcho, que o Inter sempre terá que batalhar com o Grêmio pelo caneco, até a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Sequência de técnicos no ano passado
Em 2021 o Internacional não teve muita sorte com os técnicos estrangeiros escolhidos pela diretoria.
Começou com o espanhol Miguel Ángel Ramírez, de 36 anos, que após uma longa negociação e o desejo de outros clubes brasileiros, acabou sendo demitido depois de apenas 101 dias. Isso ocorreu após a eliminação prematura do Inter diante do Vitória por 3 x 1 em pleno Beira-Rio, pela Copa do Brasil.
Hoje à frente da equipe do Charlotte FC dos Estados Unidos, Miguel Ángel Ramírez comentou em entrevista que infelizmente no Brasil apenas Red Bull Bragantino e o Athletico respeitam realmente os projetos pré-estabelecidos.
Em seguida foi a vez do uruguaio Diego Aguirre, que decidiu pedir demissão no final do Brasileirão onde obteve apenas 42% de aproveitamento. Essa foi a segunda passagem de Aguirre pelo Colorado e a equipe, além de não conseguir nem mesmo uma vaga para Libertadores, ainda teve uma grande queda na reta final e terminou em 12º lugar na tabela do Brasileirão.
Ano novo, vida nova
Para a temporada de 2022 a principal meta do Colorado é acabar de vez com o jejum de títulos, que vem desde 2016.
A reestruturação começou com uma diminuição drástica no elenco, com o goleiro Vitor Hugo sendo emprestado à equipe do Figueirense e Marcelo Lomba, em fim de contrato, se transferindo para o Palmeiras.
Os jogadores que estavam sob empréstimo não ficaram. O zagueiro Lucas Ribeiro voltou para o Hoffenheim (Alemanha) e o lateral Renzo Saravia retornou ao Porto (Portugal).
O jogador Marinho (ex-Santos) também estava sendo sondado pelo Inter, mas a proposta do Flamengo foi mais atrativa para o atleta. Já o meio-campista Patrick foi negociado com o São Paulo Futebol Clube, além de outros atletas que tiveram seus contratos rescindidos.
O grande negócio do Inter foi a venda do atacante Yuri Alberto para o Zenit da Rússia. Foi a maior venda da história do clube gaúcho, atingindo 25 milhões de euros. Esses recursos serão utilizados para pagar algumas dívidas de curto e médio prazo e também para reforçar a equipe para 2022. O clube gaúcho possuía 75% dos direitos econômicos do atleta e embolsará cerca de R$ 112 milhões pela parte que lhe cabe.
Mas claro que não ocorreram apenas dispensas no Colorado.
O centroavante Wesley Moraes chegou por empréstimo de 1 ano vindo do Aston Villa da Inglaterra. O ídolo D’Alessandro volta com um contrato de apenas quatro meses para que possa fazer sua despedida do futebol. O volante Liziero chega por empréstimo de um ano vindo do São Paulo e o volante Bruno Gomes, após entrar em acordo com o Vasco da Gama, chega a Porto Alegre.
Outra boa contratação prestes a ocorrer é a do lateral-direito Fabrício Bustos que chega do Independiente para o Inter. O argentino está com sua situação praticamente acertada para jogar no Colorado.
Com mais tempo do que seu antecessor o espanhol Miguel Angel para fazer uma pré-temporada, Alexander Medina terá pela frente um calendário bastante puxado com o Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
Vale lembrar que no Gauchão será a única oportunidade de vermos o histórico Gre-Nal, já que no Brasileirão o Grêmio não estará presente, tendo sido rebaixado para a Série B.