Seis lutadores da cidade participam do campeonato, que inicia nesta sexta-feira
Entre os melhores do Brasil, os lutadores montenegrinos da equipe Pinto BJJ iniciam nesta sexta-feira, dia 6, a disputa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, competição organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). No ginásio José Corrêa, em Barueri-SP, seis atletas locais vão em busca do cobiçado título nacional. A competição inicia hoje e se estende até o próximo domingo, dia 15.
Dois lutadores de Montenegro já chegaram à cidade paulista nessa quinta-feira e lutam nesta sexta. Pela faixa marrom, peso pesado, na categoria Máster 2, o montenegrino Márcio Rodrigues encara Thomaz Weslley, às 12h49min, pela primeira fase classificatória. Logo na sequência, às 12h56min, Arthur Teixeira representa a Cidade das Artes na luta contra Alexandre Simões, pela faixa marrom, peso pluma, na categoria Máster 1.
No domingo, será a vez de Luciano Pinto ir ao tatame. Às 11h15min, o lutador local enfrenta Luis Gustavo Rodrigues, pela faixa preta, peso pesado, categoria Máster 3. Na próxima quinta-feira, Simone Barreto representa a equipe montenegrina pela faixa branca, peso pena, Máster 1, contra a atleta Laís Herculano, às 16h02min, em luta que vale uma vaga na final da categoria.
No próximo final de semana, os talentosos irmãos Yustos e Lira Techeira vão ao tatame em busca de mais títulos para suas coleções, fechando a participação montenegrina no Campeonato Brasileiro.
A preparação dos lutadores locais para a competição nacional foi encerrada no começo desta semana, em Montenegro. “A preparação foi boa, todo mundo está indo muito bem treinado, ninguém com lesão. Utilizamos outros campeonatos como preparação, como a Copa Prime, o Sul Brasileiro e uma competição em Curitiba que a Simone lutou. Estamos nos preparando desde o início do ano. Acredito que o campeonato vai ser bom”, destaca Luciano Pinto, professor e lutador da equipe.
Luciano viaja nesta sexta-feira para Barueri. Devido ao alto custo das passagens aéreas, ele vai de ônibus para a cidade paulista. Márcio Rodrigues e Arthur Teixeira, que chegaram ao local da competição nessa quinta, também optaram pelo meio de transporte terrestre. “O valor da passagem aérea estava impraticável, a Simone foi a única que conseguiu promoção e vai de avião. É puxado ir de ônibus, mas já dormi em aeroporto e rodoviária, temos que nos virar”, salienta Luciano, que embarca às 19h30min desta sexta em Porto Alegre e tem chegada prevista para Barueri às 13h de sábado.
Líder da equipe montenegrina, Luciano Pinto disputou o Brasileiro em 2019, quando realizou quatro lutas. Agora, volta ao nacional com o time reforçado. “Naquela ocasião, ganhei três lutas e perdi nas quartas de final. Essa é a primeira vez que levo alunos para competir também. O evento conta com a nata do jiu jitsu, os melhores do Brasil estarão nesta competição, vai ser top”, projeta.