Tênis. Torneio chega em sua reta decisiva. Finais acontecem em dezembro
Com a atual campeã, mas sem os irmãos Maders, as semifinais do Ranking ATM de 2018 estão definidas. Durante o mês de novembro, a maior competição de tênis da região definiu os quatro tenistas que seguem na briga pelo título da Classe A1. Além disso, as classes A2 e B também têm seus semifinalistas conhecidos. Por outro lado, a categoria de Duplas ainda está na fase classificatória, até o final deste mês.
Na “principal divisão” da disputa, a favorita Andrea Peters continua firme na busca por mais um título do Ranking ATM. Nas quartas de final, a tenista não deu chances para Marcelo Kindel, venceu por 2 a 0 (parciais de 6-2 e 6-3) e avançou com tranquilidade para as semifinais.
Nesta fase, ela vai enfrentar Gabriel Gheno, que desbancou Evandro Maders, um dos favoritos da competição, por 2 sets a 1 na etapa anterior. “Sou aluno dela (Andrea). É difícil derrotá-la porque é uma atleta muito experiente, com estilo de jogo agressivo. Projeto um jogo duro e que exigirá muito foco, tranquilidade e arrojo nos momentos certos”, analisa Gabriel. O duelo deve ser jogado até a próxima quarta-feira, dia 28.
A outra semifinal da Classe A1 será disputada por Daniel Zimmer e Pedro Ritter. Nas quartas, Daniel superou Samuel Schu por 2 a 0 (6-2 e 6-1), enquanto Pedro Ritter, líder do grupo 2 na fase classificatória, venceu Fabiel Maders também por 2 sets a 0 (parciais de 6-4 e 6-2).
Assim como na categoria principal, a Classe A2 também teve apenas uma partida decidida no tie-break. E foi um grande embate. Cristian Schoenell e Vânius Cornélius protagonizaram um dos melhores jogos do Ranking ATM desta temporada. No fim, melhor para Vânius, que venceu por 2 a 1 e seguiu adiante na competição. No primeiro set, o vencedor do confronto deu poucas chances para o adversário e fez 6-2. Cristian reagiu no segundo set e empatou o duelo ao fazer 6-4. No set desempate, Vânius foi mais eficiente, venceu a batalha por 6-4 e vai com a moral elevada para as semifinais.
O adversário de Vânius Cornélius por uma vaga na decisão será Maico Dalbosco, que derrotou Gustavo Emílio Jann nas quartas. Líder do grupo 2 na fase de classificação, Maico sofreu poucos riscos contra Jann e se credenciou para as semifinais com parciais de 6-3 e 6-0.
Detentor da segunda melhor campanha da fase classificatória, o tenista Tárcio Lerner não encontrou dificuldades para chegar às semifinais. No duelo contra Vinícius Martins, Tárcio se impôs e perdeu apenas um game: 6-1 e 6-0. Seu oponente na semi será Adriano Bérgamo, que venceu Mauro Parisotto por 2 sets a 0.
A Classe B teve apenas dois jogos disputados nas quartas de final. Um dos favoritos ao título, Jeferson Federhen venceu Michael Stanislau com parciais de 6-1 e 6-0. Ele vai encarar Guilherme Garcia por uma vaga na final. Nas quartas, Guilherme superou Marcos Silva. A outra semifinal será disputada por Rodrigo Laux e Cláudio Amarante, que venceram seus confrontos por W.O. na fase anterior. A Recopa, nas classes A1, A2 e B, também terá suas semifinais nos próximos dias.
As finais do Ranking ATM deste ano estão programadas para o dia 2 de dezembro, no Clube Cantegril. A categoria de Duplas terá as semifinais no dia 2, e a final, provavelmente, na semana seguinte.