Cristian estreia pelo Pelotas e mira acesso no Estadual

Após passagem pela Coreia do Sul, jogador montenegrino volta para “casa”

De volta ao Rio Grande do Sul após uma temporada na Ásia, o meio-campista Cristian Gomes Machado, de 28 anos, abraçou o projeto do Pelotas e busca recolocar a equipe do Sul do Estado na elite do futebol gaúcho. Nas últimas semanas, o jogador acertou com o clube pelotense e assinou contrato até agosto, quando termina a divisão de acesso do Gauchão. Há possibilidade de extensão do vínculo.

A estreia de Cristian aconteceu no último domingo, 16, no empate em 1 a 1 com o Santa Cruz, pela primeira rodada do estadual. O atleta foi titular e atuou como volante, na primeira função do meio-campo. Cristian cresceu em Montenegro e fincou raízes no Vale do Caí, mas é natural de Santana do Livramento e chegou a recusar outras propostas para acertar com o Pelotas.
“É uma alegria para mim poder jogar ‘em casa’. Ainda mais por ser natural de Santana do Livramento, aqui na fronteira do Estado. Recusei algumas ofertas para estar aqui. Espero conseguir o acesso. Se o clube conquistar este objetivo, tenho certeza que outras portas irão se abrir”, declara.

Cristian estreou pelo Pelotas no último domingo, pela divisão de acesso do Campeonato Gaúcho. Foto: Giancarlo Santorum

O Lobo, como o Pelotas é conhecido, disputou a primeira divisão do Gauchão em 2021. O grande objetivo da diretoria e do elenco neste ano é recolocar o clube na elite para 2024. “O objetivo principal é o acesso. O clube tem muita tradição na competição, dentro de casa é muito forte. O trabalho tem sido intenso para que consigamos subir”, ressalta Cristian, lembrando da dificuldade da competição, que conta com vários clubes tradicionais do Estado.

“Encaro essa oportunidade aqui da melhor maneira possível. O Pelotas tem uma camisa tradicional no Estado e uma torcida apaixonada. Vamos trabalhar muito para alcançar esse tão sonhado acesso”, complementa.

Experiência na Coreia do Sul
Cristian vem de uma temporada de altos e baixos atuando na Coreia do Sul. Lá, o meio-campista jogou pelo Gangneung City FC, onde disputou 14 partidas e marcou três gols. Autocrítico, o jogador detalha a passagem pelo futebol asiático. “Tive alguns bons e maus momentos, mas no contexto geral, foi uma experiência de muito proveito a nível pessoal e profissional”, resume.

Os primeiros meses na Ásia foram mais complicados, por conta da comunicação. As boas atuações – e os gols – devolveram a confiança para Cristian terminar a temporada em alta. “A adaptação foi um pouco difícil nos primeiros dois, três meses, tanto dentro, como fora de campo. Depois, consegui me comunicar melhor e entender o jogo asiático. Isso facilitou bastante”, pontua.

Apesar das dificuldades iniciais com o idioma, o jogador conseguiu superar as adversidades para terminar bem a passagem pelo Gangneung City. “Era realmente outro mundo, diferente de tudo que eu já tinha visto. O respeito e a forma como eles vivem, sem falar do idioma, que foi algo que nos limitava em tudo. Quando cheguei, comecei a estudar inglês sozinho. Foi algo tão bom, que em determinado momento eu fazia tudo sozinho. A alimentação, o idioma e a cultura já não me limitavam mais. Consegui me adaptar e conviver”, finaliza.

Últimas Notícias

Destaques