Ampliado, projeto Tênis na Escola atende 144 crianças

Desenvolvida pela AMEC, iniciativa tem atividades em nove escolas

O tênis está cada vez mais presente na rotina de 144 estudantes de Montenegro e Pareci Novo. Novidade para muitos, a modalidade vem sendo fomentada em nove escolas da região, através do projeto Tênis na Escola. Desenvolvida e organizada pela Associação Montenegrina de Esporte e Cultura (AMEC), via emenda parlamentar do Deputado Federal Pompeo de Mattos, a iniciativa foi ampliada para esta segunda edição.

Agora, o projeto tem duração de 18 meses e abrange nove instituições de ensino. Na primeira edição, o então “Educando Através do Tênis” teve duração de 12 meses e foi realizado em apenas duas escolas. Neste ano, as atividades, destinadas a alunos entre 8 e 12 anos de idade, ocorrem em sete instituições de Montenegro e duas de Pareci Novo.

Ao todo, 144 estudantes (meninos e meninas) estão praticando tênis desde abril, quando iniciou a segunda edição do projeto. As atividades, que acontecem duas vezes por semana em cada escola, foram paralisadas em maio – por conta das enchentes – e retomadas neste mês de junho. Todos os participantes do Tênis na Escola receberam camiseta do projeto, boné, mochila, protetor solar e uma garrafinha squeeze.

No encerramento das atividades, no final de 2025, haverá uma gincana, reunindo as nove escolas, para fechar com chave de ouro a segunda edição do projeto.

Nove escolas e 144 alunos: iniciativa foi ampliada para esta segunda edição

Projeto empolga alunos parecienses
Em Pareci Novo, 36 alunos integram o projeto e vêm aprendendo, a cada aula, um pouco mais sobre o tênis. A modalidade não demorou a cair no gosto dos jovens das E.M.E.F Beato Roque e Catharina Fridolina Weissheimer. “Os estudantes estão gostando bastante, pois é um esporte novo para a gurizada e de difícil acesso, devido às questões técnicas e operacionais que exige”, destaca a Secretária de Educação de Pareci Novo, Rita Carneiro Fleck.

No município, o projeto entrou na parte diversificada do currículo da Escola em Tempo Integral (ETI) que Pareci Novo fez adesão. Nessa proposta, em um turno tem a parte comum do currículo, com os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, e no turno oposto há a parte diversificada, que engloba oficinas de teatro, música, capoeira, futebol, reforço de aprendizagem, horta na escola e, desde o mês de abril, o projeto de tênis. “As crianças ficam, em média, oito horas na escola. Eles chegam cedinho, almoçam, fazem lanche, e saem à tarde”, complementa Rita.

Além das atividades nas duas instituições de Pareci Novo, o Tênis na Escola acontece em outras sete escolas de Montenegro: José Pedro Steigleder, Cinco de Maio, Januário Corrêa, Colégio Ivo Bühler – Ciep, Manoel de Souza Moraes, Ana Beatriz Lemos e Adelaide Sá Brito.

Últimas Notícias

Destaques