O ano letivo está prestes a começar e, antes do início das aulas, é preciso comprar os materiais escolares. Muitas crianças adoram ajudar os pais na hora de escolher os cadernos, a mochila e os demais itens que compõem a lista enviada pelas escolas. Mas quais capas de caderno estão na moda este ano? Quais as principais novidades das lojas? A reportagem esteve em alguns estabelecimentos da cidade para conferir o que está em alta entre a garotada.
Enquanto alguns estudantes buscam formar conjuntos (mochila, estojo e caderno) de um mesmo personagem ou desenho, outros preferem “mesclar”. Uma capa de caderno bastante procurada neste ano, principalmente pelos meninos, é a do Naruto. A capa do Dragon Ball também é uma das mais vendidas pelas lojas. Já as meninas estão buscando mais os cadernos colegiais e também com as capas do Now United e do BTS, grupos musicais que fazem sucesso entre os jovens.
Capas de personagens, como o influenciador Luccas Neto, além de séries, como Riverdale, Stranger Things e The Walking Dead, e jogos, como Among Us, Free Fire e Mine Craft, também estão em alta. Em relação aos estojos, muitas meninas estão procurando pelo estojo “Rebecca Bonbon”. Estojos neutros, considerados mais tradicionais, são os mais buscados. Mochilas da Capricho e em neon estão na moda entre as meninas.
O movimento nas lojas da cidade tende a aumentar com a proximidade do início das aulas. “No último sábado de janeiro, o movimento já foi bem bom, e melhorou bastante nos primeiros dias de fevereiro. Conseguimos manter alguns preços em relação ao ano passado, como a folha de ofício, os lápis de cor, cadernos de 80 folhas e estojos neutros. Réguas e apontadores também estão com valores bem em conta”, frisa Simone Souza, gerente de uma das lojas do Centro.
Joseane Appel, de Triunfo, teve a ajuda do filho para comprar os materiais escolares. Ela observou preços mais elevados em comparação com o último ano. “Aumentou, desde o lápis até materiais maiores. A inflação chega a 50% em alguns materiais, mas o mercado em geral inflacionou. O que podemos reutilizar, como mochila, a gente reutiliza”, declara.
As principais novidades nas prateleiras
Muitos pais e alunos preferem os materiais escolares convencionais, como cadernos de paisagens e estojos neutros. Por outro lado, quem busca novidades, há uma boa variedade de opções nas prateleiras das lojas este ano. Uma das novidades é o ‘caderno inteligente’, semelhante a um fichário. Lápis de cor de tons (apenas verde, neon, cor de pele, por exemplo) também estão em alta entre os jovens.
As canetinhas “Vai e Vem” estão sendo bastante procuradas para o ano letivo de 2022. “Devido às férias e ao calorão, o movimento em janeiro foi bem abaixo. A tendência é que seja mais agitado em fevereiro, inclusive, os primeiros dias já foram melhores. Muitos alunos esperam o início das aulas para comprar os materiais, para ver o que realmente vão precisar durante o ano”, observa Radifeh Yusuf, proprietária de um estabelecimento no Centro de Montenegro.