HUVC: 17 anos de pioneirismo e evolução

Vice-presidente da Unimed, Henri de Quadros, e o presidente,
Paulo Sehn, destacam a qualificação permanente

A busca constante de modernização dos processos, qualificando o atendimento aos pacientes, é a filosofia do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). Inaugurada em 31 de março de 2000, a instituição se aproxima da “maior idade” consolidando sua importância no Vale do Caí, onde atende 19 cidades e mais de 30 mil conveniados. Enquanto comemora, a equipe trabalha para alcançar a Acreditação Hospitalar e projeta ampliar sua estrutura.

O presidente da Unimed Vale do Caí, médico Paulo Sehn, recorda que o hospital foi criado com o que havia de mais moderno na época. Tecnologia essa que avança ano após ano, mantendo a unidade atualizada em termos de equipamentos e procedimentos. Sehn assinala que essa excelência é alcançada com investimento pesado, que em algumas oportunidades chegou aos 15% do faturamento anual.

Neste cálculo não está a manutenção periódica da instituição e os investimentos no tratamento dos pacientes. O sucesso é alcançado através do equilíbrio entre gestão e qualidade, que, segundo o presidente, são exigências do mercado e do governo. Como fruto, em 2017 a casa de saúde caminha para receber sua primeira certificação de Acreditação Hospitalar.

Para conquistá-la foi preciso atender a diversos requisitos em termos de equipamentos e protocolos, seguindo rígidos procedimentos que iniciam pela recepção, passam pela higienização e terminam na sala de cirurgia. Mais uma vez a presidência investe forte para implantar um sistema de controle e modernização da unidade. O presidente reitera que a casa de saúde é normatizado por legislação rígida, que é alterada periodicamente conforme as necessidades do setor.

O cumprimento dessas normativas é fiscalizado por órgãos como Vigilância Sanitária, Anvisa, Ministério Público, Fepam e conselhos de Medicina e de profissionais em saúde. O reflexo está na segurança ao paciente. “Isso se vê pelo nível de satisfação do usuário, graças à equipe”, afirma Sehn. Outro fator de orgulho é que o Hospital do Vale do Caí foi o primeiro dos cinco que a cooperativa Unimed possui no Rio Grande do Sul.

Quando da sua criação, os médicos fundadores já anteviam que, para alcançar qualidade com redução de custo, era preciso investir no serviço próprio. “Assim passamos de 19.000 para 45.000 usuários”, revela. O reconhecimento estadual foi conquistado devido ao seu pioneirismo na inovação dos procedimentos. Essa característica, na verdade, é atributo dos médicos cooperados, que exigem alto padrão de qualidade, tanto que os próprios investem na cooperativa.

“Aqui o médico tira dinheiro do seu bolso e deixa aqui dentro”, declara. A reabertura da UTI Neonatal é um exemplo da persistência dos cooperados. Mesmo com a projeção de déficit inicial da R$ 108.000,00, os profissionais insistiram no investimento diante da importância que o setor, único na região, representa. E as melhorias não param, sendo que agora estão sendo implantadas redes de serviços especializados.

O presidente explica que a pessoa, ao receber a notícia de uma enfermidade, vê sua rotina alterada. O tratamento vem cercado por uma série de problemas burocráticos, financeiros e psicológicos. A rede de serviços oferece um acolhimento que visa facilitar a vida do paciente, minimizando o desgaste e ajudando-o a enfrentar a nova realidade.

A primeira a efetivar essa assistência é a cirurgia bariátrica (redução de estômago). Mas ainda está sendo implantado na Oncologia, com amparo integral desde a patologia, passando por nutricionista, psicóloga e setor de administração. Tudo interligado.

Também a Mastologia (câncer de mamas) e cirurgia torácica estão implantado as suas redes. Em breve, a Maternidade oferecerá o serviço de Maternidade para Alto Risco. Além do acompanhamento pré-natal, a mãe terá, em um dia, uma bateria de exames preparativos para o nascimento. “Qualificar. Essa é nossa filosofia, não parar nunca. Sempre investindo”, encerra o presidente da cooperativa médica.

Últimas Notícias

Destaques