Dia da Pizza: você sabe a história dessa delícia?

No próximo sábado, 10, é comemorado o dia de um dos pratos que se tornou queridinho do Brasil: a pizza. Ela é um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas se engana quem pensa que essa delícia surgiu na Itália. Sua história teve início há, no mínimo, seis mil anos. Provavelmente surgiu entre os egípcios e os hebreus. Nessa época, era conhecida como “piscea” e, claro, não era como é nos dias atuais. Era similar ao nosso pão sírio. Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de acrescentar aos seus pães carne e cebola. Os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval. Assim, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles.

No começo de sua trajetória cultural, a massa contava somente com o acréscimo de ervas da região e do tradicional azeite de oliva. Aí que entraram os italianos, que levam a fama por adicionar o uso do tomate, que se tornou essencial à iguaria.

Esta delícia foi amplamente difundida em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana. Branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas.

A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita. A nova receita da pizza, em seu formato redondo, alcançou tamanha fama mundial que propiciou o nascimento da primeira pizzaria conhecida, a Antica Pizzeria Port’alba, fundada em 1830 em Nápoles e que funciona até os dias atuais.

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás. Até 1950, este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas, após, se disseminou por todo o País, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985.

Quais são as mais pedidas no Brasil?
Com tanta variedade, pode parecer difícil listar os sabores de pizza mais pedidos no Brasil. No entanto, embora existam algumas preferências regionais que alterem a ordem listada a seguir, pode-se dizer que o brasileiro é um consumidor bem tradicional.

Pizza de calabresa
Simples, mas deliciosa, a pizza de calabresa conquistou verdadeiros fãs em todo o mundo. Está presente em mais de 30% dos pedidos e é a número um dos brasileiros. É composta por linguiça calabresa, molho de tomate, cebola, azeitona, queijo mussarela e orégano. Mas, por causa da regionalidade, alguns locais podem reduzir alguns dos ingredientes, como a azeitona. Há, ainda, restaurantes que utilizam apenas queijo e calabresa na composição.

Pizza Portuguesa
A tradicional pizza portuguesa também é um dos sabores mais pedidos nas pizzarias. Seu recheio leva ovos, cebola, azeitona, ervilha, queijo e presunto. Porém, algumas de suas versões levam ainda milho, palmito, tomate e pimentão.

FotoS: istock

Pizza Mussarela
Sem segredos, uma das pizzas mais simples e tradicionais é a de mussarela. É composta basicamente por queijo mussarela e orégano. Este é o sabor de pizza mais pedido em São Paulo.

Pizza Marguerita ou Margherita
Esta, que como citada anteriormente foi criada para homenagear a rainha Margherita, se tornou uma das pizzas mais tradicionais da Itália. É também um dos sabores mais pedidos pelos brasileiros, sabia? Leva apenas molho de tomate, queijo mussarela, manjericão e rodelas de tomate. Algumas versões ainda levam azeitonas. É uma ótima pedida para quem não come carne.

Pizza de frango com catupiry
Poucas pessoas sabem, mas, 100% brasileira, a pizza de frango com catupiry surgiu na década de 1970. Um representante comercial da marca de requeijão catupiry propôs a uma famosa pizzaria em São Paulo que utilizasse o requeijão em uma de suas pizzas. O dono da pizzaria gostou da ideia e criou então a pizza que leva frango desfiado e catupiry. Em pouco tempo, o sabor caiu no gosto dos brasileiros. Atualmente, é considerado um dos sabores de pizza queridos do País.

Últimas Notícias

Destaques