BONDADE. Passagem do Papai Noel revela que elas ainda acreditam nesta magia singela
Em meio à religiosidade cristã que caracteriza o Natal, com Jesus nascido sendo o motivo central da celebração, uma figura mais próxima do lúdico festivo se tornou presente no imaginário coletivo. Papai Noel, originado da Santa Klaus, é especial, sobretudo para as crianças, que ainda hoje se encantam, ou se assustam, pela imagem do velhinho barbudo e de roupa vermelha.
Em municípios do Vale do Caí se tornou costume a passagem do Papai Noel pelas comunidades do interior, em projeto de descentralização dos festejos que permite conferir uma inocência saudável ainda presente nas crianças. A chegada inesperada na frente de casa causa correria, olhos arregalados, algum choro e abraços fraternais autênticos.
Essas recepções foram testemunhadas pelo Ibiá em uma das caravanas em São José do Sul, onde todos os anos os pequenos esperam pela visita. A não ser para Bianca Caroline Wilke de Quadros, 10 anos, que foi surpreendida pelo Noel. “Veio para me entregar doce, por que o Natal tá muito perto”, comentou, eufórica e reiterado que é comportada.
Ainda nos braços do pai Ismael, Manoela Lottermann, de 2 aninhos, não teve medo, pois desde o ano passado já espera pelo “Papieu”. “É uma alegria pra eles ainda acreditar no Papai Noel”, defende Ismael, agradecendo a iniciativa do município.