Considerando a possibilidade de novas “ondas” da pandemia do novo Coronavírus, o meu governo pretende tomar diversas medidas com o objetivo de preservar a saúde da comunidade montenegrina.
Primeiramente, vamos seguir todas as regras e protocolos estabelecidos pelo Governo Estadual e pela União, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade, caso as mesmas não sejam respeitadas de maneira correta.
Sendo assim, caso aconteça uma nova “onda” da doença e volte a ser adotado no RS o sistema de bandeiras, vamos trabalhar para a manutenção da bandeira laranja em Montenegro. Assim, mantemos as pessoas seguras, mas com certa flexibilização em relação aos estabelecimentos comerciais, sem estagnar a economia da nossa cidade. Além disso, é importante destacar que todas as medidas de prevenção deverão ser respeitadas pelo comércio local e comunidade enquanto houver riscos à população.
Buscaremos também uma maior atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, para realizar o acolhimento e esclarecimento de dúvidas da população. Eles atuarão no processo de orientação de diversas questões, com foco nos cuidados definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao Coronavírus.
Destaco ainda que, no meu governo, sem dúvidas, a área da Saúde será uma prioridade. Mais do que nunca, em função da pandemia, precisaremos oferecer uma saúde pública de qualidade aos montenegrinos, oferecendo informações claras sobre métodos e processos.
Para isso, trabalharemos na ampliação dos programas de medicina preventiva existentes, bem como na ampliação de equipe médica e odontológica e na ampliação da oferta de exames e consultas. Além disso, manteremos o convênio com o Hospital Montenegro 100% SUS e ampliaremos o fornecimento de medicação pela farmácia básica.
Outras prioridades na nossa administração serão a consolidação do Centro de Atendimento Psicossocial, a otimização do atendimento na Unidade Móvel de Saúde e a ampliação do número de agentes de saúde da família (FSF e ESF).
Percival de Oliveira