Em 2020, eleições acontecem com protocolo sanitário rígido

Das 7h às 10H é horário preferencial para que pessoas do grupo de risco possam votar

Em um ano atípico por conta da pandemia, as eleições em 2020 acontecem seguindo protocolos sanitários rígidos. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 31ª Zona, com sede em Montenegro, Diego Coitinho, é um grande desafio realizar a votação em meio à pandemia, num país com 150 milhões de eleitores.

“A grande novidade é o material que foi recebido, justamente por ser a primeira eleição com protocolo sanitário. Cada mesário receberá uma garrafinha de álcool em gel, além de máscaras de tecido, ao total três para utilizar durante o dia, e um escudo facial de acrílico para maior segurança”, pontua.

Haverá ainda álcool em gel e líquido para higienização de eleitores, mesários e da seção eleitoral (urnas e mesas), em intervalos de tempo, segundo Diego. “Os eleitores farão a higienização antes de entrar e após sair da sua seção. Guardanapos e lenços umedecidos também estarão disponíveis nos locais de votação”, ressalta.

Cada mesário receberá uma garrafinha de álcool
em gel para higienização, neste domingo, dia 15

O chefe do Cartório orienta que todos os votantes compareçam usando máscara, levem sua própria caneta e evitem aglomerações após votar. “Nós enviaremos de 20 a 30 canetas por seção. Mas como elas têm 300 eleitores ou mais, o indicado é que cada pessoa tenha a sua para uso, evitando assim manusear o objeto tocado muitas vezes”, destaca.

Outro conselho é de que o local de votação seja previamente consultado. “Neste ano, por exemplo, não haverá votação no colégio do Polivalente, transferida para o Ginásio Acácia Negra, e nem na escola São Paulo, transferida para o pavilhão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus”, detalha Diego.

O aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, apresenta zona eleitoral e local de votação, com dados sempre atualizados.

“Nesta eleição, o horário foi aumentado em 1h. O início está previsto para as 7h, com horário delimitado das 7h às 10h para pessoas com 60 anos ou mais. Quem não for do grupo de risco e comparecer neste período, poderá votar caso não tenha outras pessoas com preferência na votação. Então recomendamos que os horários sejam observados para que todos tenhamos uma votação mais tranquila”, conclui o chefe do Cartório.

Últimas Notícias

Destaques