WR-V chega ao mercado a partir de R$ 79 mil

Você já imaginou ter um carro “recreacional” e “cativante”? Soa como um nome de brinquedo. Pode até ser de adulto, mas um brinquedo. Pois é esse o significado do novo carro lançado ontem pela Honda. O WR-V significa Winsome Runabout Vehicle ou veículo recreacional e cativante, na tradução. “Nomeamos o WR-V desta forma, pois acreditamos que seu design e sua usabilidade podem expandir as atividades diárias de nossos consumidores”, argumenta a Honda.

O crossover foi apresentado em duas versões no lançamento. A EX, vendida a R$ 79.400,00, e a EXL, que custa R$ 83.400,00. De acordo com a empresa, a novidade chega às lojas ainda no mês de março, mas sem controle eletrônico de estabilidade, um importante mecanismo de segurança. “O carro foi pensado para ser o primeiro SUV do cliente”, disse Luís Kuramoto, líder geral do projeto WR-V, na apresentação do modelo à imprensa. Não deixa de chamar a atenção o fato de que o veículo foi pensado para o mercado brasileiro, porém seu valor é altamente restritivo. Apenas o tempo vai dizer se o preço foi definido adequadamente, porque o brasileiro reclama dos preços dos carros, mas não deixa de comprá-los.

Fotos: Honda/Divulgação

Com o WR-V, a marca oferece aos consumidores locais um produto desenvolvido no Brasil, com base nas necessidades locais e amplia sua gama de SUVs comercializados no País. As duas versões do crossover têm como proposta oferecer conforto, tecnologia e versatilidade, além de segurança.

Externamente, as duas versões trazem o mesmo visual robusto e esportivo, desenvolvido com base no conceito “Wild Armor”, criado especificamente para esse modelo. Ele é refletido em uma frente elevada, marcante e com grade frontal com acabamento em black piano que evoca a linha de SUV da Honda, faróis com luzes de uso diurno (DRL) em LED, além dos projetores de neblina que são de série em ambas as configurações.

O cuidado nos detalhes é percebido na utilização de para-brisa com faixa degradê e vidros verdes com proteção UV, além da escolha de retrovisores com comandos elétricos e repetidores laterais em LED, presentes nas duas versões. O rack de teto, funcional, agrega ainda mais praticidade.

O design traseiro e sua lateral trazem traços mais horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura. O desenho traz harmonia de proporções, com entre-eixos largo, boa altura de rodagem e conjunto de roda/pneu com grande diâmetro. Ele é complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras fortes.
O design envolvente, com padrões de forma com desenhos trapezoidais replicados em várias partes do utilitário-esportivo, como na grade inferior frontal, nas rodas de 16 polegadas, nas molduras dos para-lamas e em outros pontos-chave do modelo, são uma assinatura do design do SUV compacto.

Conforto e segurança
Ao entrar no WR-V, o motorista pode se acomodar em um banco anatômico, com forrações diferenciadas em preto e prata ou preto e laranja, com regulagem de altura. O volante, com comandos de som, viva-voz e controle de cruzeiro, traz revestimento em couro e ajustes de altura e profundidade em ambas as configurações, além de assistência elétrica EPS. À frente, o quadro de instrumentos Bluemeter, com computador de bordo multifunções, traz informações claras e fácil visualização.

Os ocupantes são agraciados ainda com vidros elétricos (com função um toque para o motorista), ar-condicionado, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça em todas as posições. Para maior comodidade e segurança, o banco traseiro traz a possibilidade de fixação de cadeirinhas infantis pelo sistema ISOFIX. O console central, o painel e laterais de portas trazem diversos porta-objetos, além de acabamentos em prata, criando um visual mais horizontal e harmônico.

Versátil, o WR-V traz de série em ambas as versões uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos ULTRa SEAT (UtilityLongTallRefresh), um sistema permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Utility, por exemplo, permite formar uma superfície plana, que amplia o espaço útil para acomodar bagagens, com mais de 1.000 litros.

A versão EX traz sistema de áudio com tela de cinco polegadas, onde são projetadas as imagens da câmera de ré, que oferecem três opções de visualização. Esse sistema oferece conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player. No modelo EXL, por sua vez, há um sistema multimídia de sete polegadas com GPS, navegador de internet via hotspot e conectividade completa via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB.
Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais e laterais, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da estrutura de deformação progressiva e de barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas diversas condições de colisão. A versão EXL traz ainda airbags laterais do tipo cortina.

Fotos: Honda/Divulgação

Dinâmico e versátil
Segundo a Honda, um dos grandes desafios no desenvolvimento do WR-V foi conciliar a versatilidade de um utilitário esportivo com a agilidade de um carro compacto. O conjunto dinâmico do crossover foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um carro desse segmento, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto.

Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, o WR-V traz medidas que o tornam ágil de condução em grandes centros urbanos. Os 20,7 cm de vão livre do solo e os ângulos de ataque e saída de 21º e 33º, garantem boa dinâmica, mesmo em pisos mais irregulares.

A suspensão adota amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria, o que garante estabilidade mesmo com uma altura do solo mais elevada.

O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de direção é eletricamente assistida. Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente para o modelo. As aros de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e baixa vibração. Um pacote acústico com isoladores instalados em diversos pontos colabora para ampliar o silêncio a bordo.

Motorização eficiente
O Honda WR-V é equipado com o motor 1.5 flex, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a eficiência em diferentes regimes de rotação.

Com isso, o WR-V traz desempenho dinâmico similar ao de veículos com maior cilindrada e, ao mesmo tempo, proporciona economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.

A transmissão CVT possui conversor de torque, o que garante uma resposta mais rápida e aceleração linear. Essa combinação fez com que a novidade da Honda alcançasse nota máxima “A” na categoria utilitário esportivo compacto dos testes de consumo do Compet/INMETRO.

Fotos: Honda/Divulgação

Desenvolvimento local
Na criação do WR-V, a Honda estudou importantes mercados brasileiros e encontrou as características que mais são buscadas pelos consumidores que possuem um estilo de vida ativo, coletando suas preferências em design, desempenho, espaço interno e custo-benefício.

Como resultado desse trabalho, a Honda criou o conceito batizado de “Pequeno Gigante”, que é traduzido na forma de um SUV robusto, com uma carroceria compacta, mas que traz amplo espaço interno e versatilidade, aliado à um baixo consumo de combustível.
De acordo com o fabricante, seu objetivo é atender a uma grande gama de consumidores que busca um automóvel prazeroso para a condução diária nas cidades, mas também confortável para viagens.

O WR-V é produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, juntamente com Civic, HR-V, City e Fit.

Em breve, o crossover também será comercializado em outros países da América do Sul e na Índia.

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