Ação fez parte da “We Care Week” realizado pela Braskem em todo o mundo
Numa ação que faz parte da “We Care Week” – “Semana do ‘Nós nos Importamos’”, numa tradução livre –, 13 colaboradores da Braskem se voluntariaram para neste domingo, dia 27, participar de um mutirão para revitalizar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel José da Motta. Localizada em Muda Boi, a escola atende em tempo integral 55 alunos do pré ao quinto ano do Ensino Fundamental e foi escolhida para receber o projeto em razão da sua importância para a comunidade na qual está inserida.
“Buscamos um lugar onde poderíamos engajar o maior número de pessoas e onde houvesse um trabalho que não demandasse muito conhecimento, mas ‘mão na obra’”, explicou um dos operadores do projeto, Jeferson Santos da Conceição. Assim, os 13 voluntários trabalharam na pintura da área interna da escola que incluiu uma área em preto fosco que poderá ser utilizada como quadro para pinturas pelos alunos. A ideia inicial era, ainda, revitalizar a horta e a composteira da escola, mas o mau tempo impediu que tais procedimentos fossem realizados.
Para a realização da ação, a Braskem disponibilizou aos voluntários transporte e os materiais necessários. Também operador do projeto, Afonso Rezende explicou que esta foi a primeira vez que a Braskem realizou a ação global. Em anos anteriores, o que havia eram mutirões independentes. “Desta vez, todas as unidades se mobilizaram”, reforçou.
Quem recepcionou os voluntários foram a diretora Carla Juliana de Paula e as professoras Alessandra da Luz Brandão e Melicia Pereira do Nascimento. “Ficamos muitos felizes quando fomos selecionados. Demos gritos de alegria”, afirmou a diretora. Para Juliana, ter a escola revitalizada irá melhorar a autoestima dos alunos e também incentivar o cuidado para com a estrutura da instituição. “A escola é deles (dos estudantes)”, destacou. A gestora escolar contou que pretende realizar outros mutirões para realizar melhorias na escola. Nessas novas ações Juliana espera contar com o auxílio da comunidade escolar.
“Melhor lugar para estar era aqui”
Para o voluntário Etri Bandeira, 32 anos, participar da ação foi um momento de satisfação. “Independente da chuva, o melhor lugar para estar (no domingo) era aqui”, garantiu. Segundo ele, que já participou de um grupo de voluntários da Braskem que realizava ações em casas geriátricas, a correria do dia a dia o impede de fazer ações como a deste domingo, por isso ele optou por participar da ação. Ao lado da colega Kamila Tomazi, ele focou-se primeiro num conserto de um banco – atividade até então não planejada – para depois auxiliar os demais voluntários na pintura.
Com uma mãe que trabalha com atividades sociais, o incentivo ao voluntariado para Gislaine Giron da Silva Bandeira, 31 anos, vem do berço. Essa foi a segunda vez que ela participou de uma ação de voluntariado promovida pela Braskem. Antes, em outra empresa, ela já participava de projetos assim. Poder contribuir e ajudar as pessoas a terem um mundo melhor é o que motiva a voluntária a participar dos mutirões.