Há grandes chances de o Rio Caí transbordar em Montenegro nos próximos dias, por conta das chuvas que estão retornando. Desta noite até quinta-feira, 13, de acordo com a Sala de Situações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as precipitações podem chegar a um acumulado de 120 milímetros. Ainda, há risco de ventos fortes, com rajadas de até 80 km por hora, e não se descarta a queda de granizo em pontos isolados.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Montenegro, Clóvis Eduardo Pereira, no domingo, 9, o Rio Caí alcançou 6,02 metros de altura, praticamente a cota de inundação. No bairro Industrial, houve alagamentos devido ao represamento das águas da rede pluvial. “Como o Rio ainda está cheio, a chegada destas chuvas aumenta muito o risco de inundação”, constata.
Clóvis alerta que, em condições normais, 120 milímetros de chuva não chegam a causar maiores efeitos sobre o Rio. Contudo, é preciso ficar em alerta. “Além da água armazenada, ainda teremos as chuvas aqui e as que forem registradas na Serra. Como estamos na ponta de baixo da Bacia Hidrográfica, toda esta água acaba chegando a Montenegro”, reforça o coordenador.
A Defesa Civil está preparada para agir em caso de necessidade. A estrutura da Prefeitura, dos Bombeiros e da Brigada Militar estão à disposição do órgão para eventuais ações de salvamento, com pessoal, caminhões e barcos. Também está sendo providenciado local para abrigamento se alguém tiver que deixar sua casa.
Ciclone no RS não está descartado
O período de enorme instabilidade no Sul do Brasil, alertado pela MetSul Meteorologia, vai até sexta-feira, 14, e terá o seu pico de intensidade entre quarta e a quinta-feira com a atuação de um enorme ciclone extratropical que começou no domingo com temporal de granizo com pedras no Oeste de Santa Catarina.
O Sul do Brasil terá condições favoráveis à formação de temporais isolados por dias seguidos com possibilidade de chuva localmente forte, raios, queda de granizo e rajadas de vento forte isoladas. O período mais favorável a tempo severo isolado vai entre esta segunda e a quinta. A MetSul também alerta para o risco de enchentes no Estado. Segundo o portal, “Os volumes de chuva serão suficientes para que os níveis de vários rios subam fortemente e alguns saiam dos seus leitos, produzindo inundações e enchentes”.