Insetos são atraídos para dentro das casas pela luz e, em contato com os seres humanos, podem provocar problemas na pele que exigem atendimento
Assim como ocorreu em São Sebastião do Caí no final de dezembro, a Vigilância em Saúde de Montenegro também vem alertando a população para os riscos da grande proliferação de lagartas do gênero Hylesia (mariposa) no município. De acordo com o Alerta Sanitário da Vigilância, emitido no fim da semana anterior, uma grande reprodução desses animais pode provocar surtos de dermatite alérgica, devido ao contato com cerdas tóxicas da fêmea dessa mariposa.
O documento foi divulgado após o Núcleo de Toxinas Naturais do Centro de Informações Toxicológicas (CIT-RS) gerar uma nota informando sobre o número significativo de lagartas que vêm recebendo para identificação. O CIT alerta que esta espécie provoca acidentes na fase larval (lagarta) e na fase adulta (mariposa), tem hábitos crepusculares (final da tarde), habita matas e florestas ou locais com grande cobertura vegetal, e são atraídas pela luz para dentro das residências, especialmente nas localidades da zona rural.
Após contato com as cerdas das mariposas, o quadro clínico inicia-se com prurido intenso nas primeiras 24 horas, podendo evoluir para bolhas ou erupções de pele locais. Este quadro pode se alongar por até duas semanas e requer tratamento médico especializado.
Em caso de contato…
– Evite coçar o local e não leve as mão aos olhos;
– lave a área atingida com água fria e aplique compressa frias;
– banhos com sabão glicerinado também auxiliam;
– não utilize qualquer tipo de medicamento sobre o local de contato;
– não tome qualquer tipo de remédio sem a devida prescrição médica;
– em caso de reação alérgica, procure atendimento médico.
Ações preventivas
– Manter portas e janelas fechadas ou protegidas com telas;
– limpar mesas e utensílios localizados abaixo de lâmpadas acesas com pano úmido e com as mãos protegidas com luvas;
– roupas de cama devem ser manipuladas com cuidado e roupas colocadas ou mudadas na hora de deitar, devendo ser mantidas em armários fechados.