A Câmara de Vereadores aprovou a concessão de três homenagens na sessão dessa quarta-feira, 13. À médica Dagmar Koelln Kranz e ao pastor Giovani da Silva Alves será concedido o título de Cidadão Montenegrino Honorário, honraria dada a pessoas de fora de Montenegro por sua atuação de destaque no Município. Já ao citricultor e ativista político Clóvis Moacir Domingues será concedido o título de “Cidadão Montenegrino Benemérito”, honraria concedida a pessoas naturais de Montenegro, por serviços de relevância prestados à comunidade.
A proposta de homenagear Dagmar Koelln Kranz é da vereadora Camila Oliveira (Republicanos). A médica é natural de Mondaí, Santa Catarina, mas há anos vive em Montenegro, cooperada da Unimed Vale do Caí e parte do quadro de médicos do Município. “Diante da pandemia que enfrentamos, sua atuação foi incansável no atendimento da população montenegrina, defensora do direito do paciente de buscar tratamento para a moléstia que assolava nosso planeta — o Covid 19”, destacou Camila em sua justificativa.
Homenagear o pastor Giovani da Silva Alves foi uma proposta da então vereadora suplente Fabrícia de Souza (PP). Ele é natural de Santa Maria e, segundo a parlamentar, sua vinda à Montenegro, há doze anos, foi um chamado de Deus. “Em um culto na cidade de Bento Gonçalves, um profeta de Goiânia profetizou que Deus o estaria enviando para uma cidade chamada Montenegro e que teria uma grande obra nessa cidade”, traz a justificativa. Alves assumiu a igreja batista Fhiladelfia e se dedica ao acolhimento de jovens que buscam a religião.
Já a homenagem à Clóvis Moacir Domingues, o “Cafundó”, partiu de Paulo Azeredo (PDT). Traz a justificativa que o homenageado já foi comerciante, proprietário do Café Comercial de Montenegro, e que é ativista político, tendo participado da fundação do PTB e, posteriormente, do PDT, onde continua filiado. Azeredo também destaca o período em que Domingues serviu ao Exército Brasileiro e seu trabalho voluntário na proteção dos animais de rua. “Por estas razões e mais algumas outras que serão apresentadas posteriormente, entendo que ele seja merecedor deste título”, escreveu o vereador. Ainda serão marcadas as cerimônias de entregas das homenagens, que devem ocorrer nas próximas semanas.