Os fortes ventos provocados pela tempestade subtropical Yakecan, que passa pela costa gaúcha, causou poucos estragos em Montenegro entre a noite de terça-feira, dia 17, e a manhã desta quarta-feira, dia 18. De acordo com a Defesa Civil local, houve apenas relato de uma queda de árvore no interior do pátio de uma residência, mas sem danos. O Corpo de Bombeiros Militares, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não receberam chamados referentes a danos causados pelos ventos.
Em São José do Sul houve registro de queda de árvores ao longo da BR-470 na altura da comunidade de Linha Bonita Alta e a queda de um poste na localidade de Morro IBGE. Também foram registradas árvores caídas em Maratá, onde a equipe da secretaria municipal de Obras está percorrendo as estradas para levantar a situação. Não há registro de danos em Pareci Novo e Brochier.
Apesar disso, a Defesa Civil se mantém em estado de alerta uma vez que rajadas de ventos fortes podem ocorrer ao longo do dia e também pela previsão de uma forte onda de frio. Por causa disso, as aulas seguem suspensas em Montenegro. A cidade de São José do Sul também suspendeu as aulas presenciais nesta quarta-feira, com os alunos realizando atividades remotas para evitarem se expor a algum perigo que os fortes ventos podem causar.
Em Pareci Novo, as aulas estão suspensas apenas no período da manhã. Informações se elas ocorrerão na parte da tarde deverão ser divulgadas ao longo da manhã. Já Maratá e Brochier decidiram que os pais podem optar entre levar ou não as crianças para a escola. No entanto, as aulas estão mantidas. Tal decisão se dá para não prejudicar aqueles que não tiverem com quem deixar as crianças.
Em todo o Estado, o principal problema causado pela tempestade subtropical é a falta de luz e queda de árvores. Houve também registros de destelhamentos e há desabrigados. A projeção da Defesa Civil estadual é de que, a partir desta quarta-feira, a tempestade já se afaste do Estado, com a diminuição gradual dos ventos. No entanto, o mar continuará agitado.
https://twitter.com/defesacivildors/status/1526881890267013120