Venda de peixe vivo ficou abaixo das expectativas

A Feira do Peixe Vivo na Semana Santa em Montenegro comercializou 15,27 toneladas em 2022. Segundo balanço da Emater/RS-Ascar, este total representa uma queda de 5% em relação a 2021, quando ainda se estava em plena pandemia. A procura nos pontos de venda foi baixa no início, com aumento na tarde da quinta-feira, dia 14, e na manhã da Sexta-feira Santa, 15.

Segundo o técnico da Emater/ Cetam, médico veterinário Gustavo Krahl de Vargas, tanto a produção como a comercialização foram abaixo das expectativas, pois os piscicultores esperavam vender mais de 19 toneladas. A intensificação da estiagem neste ano foi responsável pelo crescimento irregular dos peixes. “Já a redução da procura pelo pescado pode estar relacionado a redução do poder aquisitivo da população em geral”, avalia Vargas.

As variedades de Carpa foram as mais comercializadas nos três dias, mas foi observado aumento na procura pela Tilápia. Este interesse do consumidor tem incentivado o aumento na criação desta espécie pelos piscicultores de Montenegro e da região. A Feira do Peixe Vivo foi organizada pela Associação Montenegrina de Piscicultores, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Emater/RS-Ascar.

Últimas Notícias

Destaques