“É um veículo de última geração e tem toda capacidade de atendimento, dentro da nossa qualificação de bombeiro”
A frota de veículos da Corporação dos Bombeiros Militares de Montenegro conta com mais um suporte para atendimento de socorro. A Resgate Ford Transit recebida no mês de outubro, através secretaria estadual de Segurança Pública (SSP/RS), foi equipada e já está em uso.
O responsável pela corporação, sargento Ricardo Viegas de Mattos, esclarece que o objetivo do veículo não é atender casos clínicos. Ele é voltado a prestar socorro em situações de urgência, seja enquanto a vítima aguarda pela chegada do Samu, ou, em casos mais graves, fazer a remoção do mesmo até o hospital. “Nosso objetivo é focar a vítima, dar todo o respaldo para ela receber o melhor atendimento, sendo do corpo de bombeiros ou do Samu, o principal é a pessoa”, diz o sargento.
Mattos deixa claro que a atribuição da Resgate não é prestar socorro como uma ambulância convencional, até por que isso extrapola as atribuições dos bombeiros. “Não se faz procedimento invasivo nela. O atendimento dela é especialmente para acidentes, traumas, quedas. É um veículo de última geração e tem toda capacidade de atendimento, dentro da nossa qualificação, não se pode misturar o serviço de bombeiro com a área de Saúde”, explica. “O bombeiro pode ser formado em enfermagem, mas não pode fazer procedimentos de enfermeiro ali dentro. Temos que respeitar as atribuições e seguir a legislação”, ressalta.
Mattos vê de forma positiva a chegada do novo veículo. “Não nos aumenta a capacidade de trabalho quanto a efetivo. O que muda é a possibilidade de, em uma grande ocorrência, ser mais um veículo para poder transportar vítimas. Tudo que for para somar é bem-vindo. É melhor ter um veículo e não usar, do que precisar e não ter”, conclui o bombeiro.
O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul utiliza esse modelo de resgate como padrão na corporação. Entre as características destaca-se o fato de poder ser conduzida por qualquer bombeiro, pois a exigência mínima de categoria veicular é a B. O carro também conta com sistema de rastreamento via aplicativo, o que possibilita controlar sua localização em tempo real.