As fortes chuvas que caíram na região até a madrugada deste domingo, dia 2, deixaram o Rio Caí em Cota de Inundação, segundo o monitoramento do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil. Todavia, não deve haver transbordamento, pois, pelas últimas verificações, o avanço das águas estabilizou.
A medição feita pela empresa Tanac as 13 horas assinalou nível de 4,07 metros em sua régua, no bairro Municipal. Isso representa 1,07 metros acima do normal. A empresa passa a monitorar somente acima dos 3 metros. A subida está entre 3 ou 4 centímetros por hora, todavia mostrando sinais de estabilização.
A equipe da Tanac acredita que esse ritmo deva seguir por mais 10 horas até iniciar o recuo, fechando o nível em 4,50 metros. Já pelo ponto de monitoramento do Sace, no Passo de Montenegro, as 11h45min, o nível chegou aos 6 m, limite para decretar Cota de Inundação. Já na verificação das 13h30min era 6,06 m.
Esse gráfico mostra, no entanto, que o avanço agora altera somente a cada meia-hora, enquanto na madrugada as mudanças eram vistas a cada 15 minutos. Mas a população de Montenegro ainda não precisa se preocupar, pois aqui a enchente inicia somente após serem alcançados 11 metros em São Sebastião do Caí.
A Defesa Civil da cidade vizinha informou que as 13 horas o nível era 10,40 metros, por tanto, algo como 40 centímetros fora da caixa. Tanto que o órgão ainda não tem previsão de remoções. Ele deve seguir subindo somente até 17h, mas apenas ao ultrapassar os 11,50 metros é considerado transbordamento e começa a retirada de ribeirinhos.