Vacinação contra o sarampo já pode ser realizada

Profissionais da área de saúde destacam a importância da vacina para a população

Iniciou essa semana, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Apesar de o público-alvo ser as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, profissionais da área de saúde de Montenegro afirmam que estão vacinando pessoas fora da faixa etária que estejam com vacinação faltando. A campanha nacional é um chamamento para as crianças que estão com alguma dose em falta. Quem estiver com a tríplice viral/tetra viral, não precisa fazer nova dose. Mas, na dúvida se a rotina está ou não completa, é indicado levar a criança até um dos locais de vacinação com o carnê de vacinas da criança.

Aplicação da vacina, por enquanto, tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos

A campanha do Ministério da Saúde destinada apenas às crianças até cinco anos se estende até 25 de outubro. O Dia D da campanha será no sábado, dia 19. Em Montenegro, haverá atendimento nas quatro salas de vacinas das 8h às 17h. Haverá, no mês de novembro, uma segunda etapa da campanha, destinada aos adultos de 20 a 29 anos. Estes devem ter no seu histórico vacinal a comprovação de duas doses de vacina contra o sarampo.

Por que vacinar?
Apesar de Montenegro não ter registros de casos de sarampo e nem suspeitas, a enfermeira Nicole Ternes explica que a vacina também é eficaz contra caxumba e rubéola e que a vacinação é o único meio de prevenção da ocorrência dessas doenças. “É importante também que as pessoas tenham consciência que, ao se vacinarem, estão protegendo, além delas mesmas,  as pessoas que, por algum motivo, não podem receber a vacina (gestantes, bebês menores de 6 meses, etc). Através da vacinação se previne novos casos, eliminando assim a circulação do vírus”, pontua ela.

Adriana de Quadros Rodrigues, 26, levou seu filho de 10 meses para a vacinação na manhã de ontem. Já a filha de sete anos, que estava acompanhando a mãe, teve que esperar para ser imunizada, já que excede a faixa etária do público-alvo por enquanto. “Eu sempre faço as vacinas, dá uma dó na hora, mas é preciso, né?”, comenta a mãe.

É de extrema importância que a caderneta de saúde esteja sempre em dia

Tayssa Fagundes, técnica em enfermagem da ESF 1 da Germano Henke, afirma que cerca de 30 à 40 vacinas já foram realizadas no posto e explica que vacinar é um ato de amor de ambos os lados. “É muito muito importante a vacinação para erradicar todas as doenças, porque são muitos vírus que existem. É importante desde que os bebês ainda estão na barriga da mãe, pois a gestante quando vem para cá já recebe uma que imuniza o bebê até certo ponto. Mas, depois dos dois meses, essa imunidade diminui e aí começa a vacinação direto nele”, conclui.

Postos de Montenegro que estão realizando a vacinação:
ESF1 – Germano henke
ESF3 – Industrial
UBS Centro
SMS Timbaúva

Últimas Notícias

Destaques