Vacina teve baixa procura no Dia D

Chuva atrapalhou ação de imunização contra gripe sábado no PAM, no Centro

Sábado foi o dia nacional de imunização contra a gripe, e as salas de vacinação do perímetro urbano e do interior estiveram envolvidas na aplicação de doses para os grupos prioritários. São contemplados portadores de doenças crônicas/comorbidades, profissionais da saúde, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto. A campanha de vacinação termina no dia 26 de maio.

Durante o período da manhã, o Posto de Atendimento Médico (PAM), no Centro, registrou uma procura baixa pela imunização, em todos os grupos. De acordo com a enfermeira Cristiane Caye, o movimento foi muito fraco no primeiro turno, o que não surpreendeu, pois desde o começo da campanha, segundo ela, tem se mantido assim. A chuva parece ter contribuído.

“Apesar da ampla divulgação pelos meios de comunicação e funcionários do setor, não houve um número significativo de buscas, ao contrário de 2016. Talvez o tempo chuvoso tenha ajudado. Outro fator que talvez possa ter influenciado, na campanha geral, foi de que somente agora começaram a aparecer casos registrados de gripe”, explica.

Muitas pessoas que não estão entre o público prioritário, segundo a equipe de saúde do PAM, estão procurando a vacina. Porém, não há nenhuma informação sobre imunizações abertas à comunidade em geral, caso sobrem doses.

Até as 10h25min, os registros do PAM contabilizaram a vacinação em 28 idosos, 27 crianças, três trabalhadores da saúde e 14 portadores de doenças crônicas/ comorbidade.

 

Últimas Notícias

Destaques