Na tarde desta quarta-feira, dia 30, ocorreu em Triunfo a cerimônia de lançamento da construção da Usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e SebigasCótica. A primeira planta tem como endereço a localidade de Rincão dos Pinheiros.
A usina é pioneira neste segmento, com foco na produção de biometano, gás carbônico e fertilizantes. O empreendimento é fruto da colaboração entre a eB Capital, gestora de investimentos alternativos, e a SebigasCótica, empresa especializada em soluções ambientais de tratamento de resíduos e geração de biogás.
A cerimônia foi marcada pela presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, do Prefeito de Triunfo, Murilo Machado. Eduardo Sirotsky Melzer e Pedro Parente, cofundadores da eB Capital, juntamente com Maurício Cótica, diretor executivo da SebigasCótica, também estiveram presentes.
Com investimento aproximado de R$ 200 milhões, a usina Bioo terá capacidade de produzir até 30 mil metros cúbicos de biometano diariamente. A primeira fase já firmou contrato com a distribuidora Sulgás, para fornecer esse componente químico diretamente no gasoduto da empresa. Este empreendimento promete gerar cerca de 40 empregos diretos inicialmente na região.
A planta de Triunfo é a primeira de outras duas que serão construídas posteriormente. A unidade irá tratar de resíduos orgânicos industriais em grande escala no Brasil. Isso não só ajuda a mitigar gases de efeito estufa, como também contribui para as metas de descarbonização e redução de aterros das empresas brasileiras.
Sobre a Bioo – plataforma de biosoluções
Originada pela SebigasCótica e eB Capital, a Bioo é uma plataforma de biosoluções que transforma resíduos agro e industriais em bioprodutos. Norteados pela economia circular, mitigação de emissões e odores, zero resíduos e segurança operacional, atuamos ativamente para tratar e transformar resíduos em biometano, dióxido de carbono em grau alimentício e fertilizante orgânico por meio de uma plataforma de reciclagem orgânica única no país, processando resíduos oriundos de diversos geradores com padrão de qualidade industrial.
Leia mais na edição impressa