Unisc e Comitê Tributário premiam melhores redações

A Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) e o Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul entregaram a premiação da 9ª edição do Concurso de Redação “Tributação e Cidadania”. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 28, no Auditório Central do Campus. O concurso deste ano teve como temática “Sustentabilidade Ambiental”.

A promoção é do Comitê, que é formado por um conjunto de entidades e agentes públicos, tais como: ACI Santa Cruz do Sul, ASSEMP, AJESC, Comdica, OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Prefeitura de Santa Cruz do Sul, escritórios das Receitas Federal e Estadual/, Seisc, Sincotec-varp, Sinditabaco e Unisc. Elas se reúnem por meio do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, do Curso de Ciências Contábeis, para debater temas vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos.

Além da premiação, foi realizada a palestra “A Urgência dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)”, ministrada pelo advogado e professor Charles Froehlich. Apoiaram também este concurso o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 2ª e 6ª Coordenadoria Estadual da Educação e Secretaria Estadual de Educação; além das Prefeituras Municipais de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires e Vera Cruz; ONG João da Silva e o Comdica de Santa Cruz do Sul.

O Concurso de Redação destinou-se a estudantes do Ensino Fundamental e Médio matriculados em escolas públicas e particulares da cidades apoiadoras; divididos em: Categoria 1, para alunos do Fundamental (7º; 8º e 9º Anos); e Categoria 2, Ensino Médio (1º; 2º e 3º Anos). O objetivo é de despertar por meio da reflexão acerca dos temas pertinentes à Tributação e Cidadania, tais como: as noções de ética, valores, cidadão, controle social e sobre a aplicação de recursos públicos.

Destaque do Concurso é a evolução dos participantes em cada edição, tendo sido 52 inscritos na primeira, em 2012; e 134 redações envolvendo 46 escolas neste ano. Mas a comissão organizadora observa que este número é o recebido pela Comissão, todavia o volume de redações é maior, superando a marca de 3.000 nesta edição. Isso porque cada escola organiza previamente os textos e encaminha aquelas que se destacaram.

O Comitê Tributário agradeceu e parabenizou todos os alunos participantes, como também os diretores, coordenadores pedagógicos e, principalmente os professores que se envolveram diretamente para motivar seus alunos. Outra menção especial foi à Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc), e os avaliadores Romar Rudolfo Beling e Benno Bernardo Kistque.

Vencedores representantes de Montenegro

Ensino Fundamental (7º a 9º ano)
1) BRYAN JOSÉ DOS SANTOS BOEIRA (8° Ano)
Professora Orientadora: Rosane M. da Rocha Faria de Oliveira
– Escola Estadual Dr. José Guilherme Moojen
2) KAUÃ RODRIGUES DA SILVA (7° Ano)
Professor Orientador: Rosane M. da Rocha Faria de Oliveira
– Escola Estadual Dr. José Guilherme Moojen
3) PIETRA RIGOBELLA KETTERMANN (9° Ano)
Professora Orientadora: Bianca Hahn
– Escola Estadual Lena Rozi da Rocha Pithan

Ensino Médio (1º a 3º ano)
1) LARISSA HUMMES KUHN (2° Ano)
Professor Orientador: Fábio Tompsen de Lima
– Colégio Estadual Ivo Bühler – Ciep
2) WAGNER EDUARDO CASTRO DOS SANTOS (3° Ano)
Professor Orientador: Paulo Roberto Fernandes
– Escola Estadual Técnica São João Batista
3) KAUÃ BECK PEREIRA (3° Ano)
Professor Orientador: Paulo Roberto Fernandes
– Escola Estadual Técnica São João Batista

*Clique aqui confira todos os vencedores

Outros merecidos destaques:
1) Nesta 9ª edição, o apoio da imprensa local, manifestando a divulgação das redações dos primeiros colocados das redações do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo, Montenegro e Venâncio Aires;
2) a organização das escolas na entrega das redações, envelopes bem identificados e organizados, com a devida identificação do aluno, professor e principalmente por atenderem ao que estava determinado no Edital;
3) da organização pedagógica da Escola, pois a comissão avaliadora ficou surpresa com os pareceres descritivos relatando sobre as atividades pedagógico desenvolvidas relatando a forma de como os assuntos foram explorados durante a atividade e com a qualidade das redações apresentadas.

Últimas Notícias

Destaques