Plano de expansão da universidade contempla cursos de Psicologia e Direito
Semana passada, o campus de Montenegro da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a visita de representantes do Ministério da Educação (MEC). O motivo foi a avaliação da estrutura para receber dois novos cursos de graduação: Direito e Psicologia.
De acordo com a coordenadora administrativa do campus, Caroline Kothe, a unidade do Município recebeu elogios e ela já adianta que é possível que os dois cursos sejam oferecidos no Vestibular de Verão deste ano. “A comitiva veio para avaliar a instalação do curso de Psicologia, ver toda a estrutura, projeto e agora aguardamos para a próxima semana a resposta. Mas, acredito que vai ser positiva”, aposta ela.
As duas novas graduações ainda dependem de aprovação do Ministério da Educação e da OAB, no caso do Direito. “Mas hoje percebemos que toda a comunidade de Montenegro, a Promotoria, Fórum e a OAB são favoráveis a que o curso esteja aqui”, comemora Caroline.
O curso de Psicologia já está com o projeto mais adiantado. Em relação ao de Direito, Caroline espera que, no próximo semestre, o MEC possa voltar à universidade e fazer uma nova avaliação e iniciar o processo de implementação desta graduação.
Ao passo que a Unisc oferece novas turmas, existe também a necessidade de ampliação do campus, o que, conforme Caroline, não vai demorar muito para acontecer. “Para as duas primeiras turmas, a estrutura atual comporta mais alunos, mas já existe um projeto para ampliação do prédio. Teremos que estruturar tudo, inclusive a biblioteca. Com esses dois novos cursos, precisamos aumentar o espaço”, diz ela.
A expectativa é de que a ampliação das alas já comece no fim deste ano. “No máximo, no início de 2018”, projeta a coordenadora.
Atualmente, a Universidade oferece cinco cursos: Administração; Ciências Contábeis; Educação Física; Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Enfermagem, que terá a aula inaugural ainda neste mês. O campus de Montenegro foi o último da Universidade a ser construído fora da sede, Santa Cruz do Sul. Porém, de acordo com a coordenadora, este é o que tem mais possibilidades de crescimento. “O lugar onde mais acreditam que tem chance de crescer e onde mais é investido é o campus de Montenegro”, afirma.
Cursos são escolhidos com participação de estudantes
Os primeiros cursos foram definidos entre Universidade, Prefeitura e Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI). Já para os dois novos, foi realizada uma pesquisa entre os alunos do Ensino Médio das escolas públicas da região. “A partir daí, percebemos que estes dois (Direito e Psicologia) eram os mais buscados por estes jovens”, explica a coordenadora.
Engenharia de Produção é outro curso que, segundo Caroline, tem sido pedido para o campus. “Ele está no planejamento da Universidade, mas esses dois cursos passaram à frente depois da pesquisa nas escolas da região”.
Em 2010 e 2011, a unidade de Montenegro teve apenas os cursos de pós-graduação, porque precisava da aprovação do MEC. Em 2012 iniciaram-se as primeiras turmas de Administração, Análise e Ciências Contábeis. Em 2014, iniciou a primeira turma de Educação Física.
De acordo com a coordenadora, de 2012 para 2017, houve avanço na procura pelas graduações. “Quando cheguei, as turmas estavam no penúltimo ano e, a cada ano, foi aumentando”, destaca. Neste ano (1º semestre) ocorreu a formatura da primeira turma de Administração, com 30 alunos. Porém, conforme a coordenadora, as novas turmas deste curso têm cerca de 60 alunos.
Em casos específicos, pode ocorrer a não formação de turmas. Foi o que aconteceu com a graduação de Educação Física, no ano passado. O curso não teve o número suficiente de candidatos matriculados, então alguns estudantes ingressaram como alunos especiais. “Assim, eles podem fazer de uma até cinco disciplinas, podendo chegar até dez. Caso este ano a Universidade receba inscritos para o curso de Educação Física, o aluno especial faz a prova e, no próximo ano, ingressa na Unisc como aluno regular”. Do contrário, Caroline lamenta, “mas esses alunos vão para outra universidade ou desistem, infelizmente”.
Nessa modalidade de aluno especial, a diferença é que ele não pode ter financiamento e não pode fazer estágio. No caso do aluno regular, o ingresso é por meio do vestibular, ele possui vínculo com o curso e precisa fazer obrigatoriamente todas as disciplinas, porque é modular.
Hoje são atendidos 389 alunos no campus de Montenegro, entre graduação e pós-graduação.