Internados poderão ter a companhia de familiar ou amigo das 9h às 19h
Buscando melhor atender os pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo, o Hospital Unimed Vale do Caí passa a ter a partir desta terça-feira, dia 4, a visita ampliada no setor. Nesta modalidade, um familiar poderá acompanhar o paciente das 9 às 19 horas. Um segundo familiar também poderá se habilitar para fazer o revezamento. Eles receberão capacitação e instrução de boas práticas.
O diretor do Corpo Clínico do HUVC e coordenador da CTI, José Pettine, diz que a novidade faz parte do plano de melhorias para o setor em 2020, que inclui ainda mudanças na parte estrutural e na área de recursos humanos. “Nosso plano para 2020 é focar no tratamento mais humanizado, especialmente com atenção ao paciente e à família”, reforça. Conforme o médico, a unidade se caracteriza por internar pacientes graves e, normalmente, a internação lá acaba por distanciar o internado da sua família.
“Isso acaba gerando muito estresse e ansiedade, tanto para o paciente que está vivendo aquela situação, quanto para a família. É um momento que gera dúvidas e angústia”, relata Pettine. Ter um familiar ao seu lado pode deixar o paciente mais tranquilo – bem com o restante da família – o que auxilia no tratamento, reduzindo a necessidade de sedativos. O coordenador da CTI salienta que diversos estudos demonstram que essa proximidade com a família reduz o tempo de permanência no setor.
As visitas sociais nos horários já vigentes – às 10h e às 20h, com meia hora de duração – continuarão acontecendo sem alterações. “Elas têm por objetivo o contato com familiares e amigos conforme o desejo dos pacientes e familiares”, esclarece Pettine. “A visita ampliada é um passo importante do HUVC no processo de adoção das melhores práticas em humanização e acima de tudo na busca da centralização do cuidado no paciente e família”, finaliza. O médico observa que, se for o caso, amigos do paciente poderão ser os registrados na visita ampliada.
Os familiares registrados para visita ampliada passarão por uma capacitação com um profissional de psicologia. “Esse profissional vai avaliar o familiar que se cadastrou, vai conversar com ele, vai explicar como funciona o setor e vai explicar o que pode e o que não pode fazer”, destaca Pettine. Em casos de pacientes em isolamento será necessário que o acompanhante use avental e luvas estéreis.
O CTI do HUVC
O Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Unimed Vale do Caí possui nove leitos e tem uma taxa de ocupação de 70%. A maior parte das internações se dá por infecções como pneumonia ou por infarto ou por Acidente Vascular Cerebral (AVC). A média de tempo de internação no setor é de cinco dias.
Orientações para a visita ampliada
– A visita ampliada é permitida no horário das 9h às 19h;
– É importante que a visita seja de, no mínimo, uma hora de permanência com o paciente;
– Não é permitido o contato com outros pacientes e visitantes dentro do CTI adulto;
– Poderá ser solicitado ao visitante que aguarde na recepção durante a realização de procedimentos com o paciente;
– Em determinados casos, por razões médicas, é necessário que o visitante utilize vestimentas especiais como luvas, aventais e máscara;
– Faça silêncio durante a visita;
– Evite conversas paralelas com visitantes de outros pacientes;
– Pertences pessoais devem ser deixados no guarda volumes, próximo à zeladoria central;
– Não é permitida a entrada de celular;
– Não traga alimentos, bebidas, plantas ou animais para dentro do CTI adulto;
– Por questões de segurança, é aconselhável que se utilize calçado fechado;
– Não se deve oferecer água e/ou alimentos ao paciente sem autorização da equipe de enfermagem;
– Não é permitido mexer nos cateteres, sondas e curativos do pacientes;
– Não é permitido manipular ou silenciar os alarmes dos equipamentos do tratamento do paciente;
– Não movimente o paciente sem autorização da equipe de enfermagem;
– Não é permitido sentar ou apoiar objetos na cama do paciente;
– Transmita calma ao paciente;
– Solicite ajuda da equipe de enfermagem sempre que acha necessário;
– Informações clínicas sobre o paciente poderão ser esclarecidas no horário de visita (10h e 20h);
– Situações específicas poderão ser avaliadas pela equipe de enfermagem.