Unimed conquista certificado de qualidade na gestão e nos atendimentos

Acreditação. Selo foi criado por uma organização que certifica a prestação dos serviços na área de saúde no Brasil. Instituição local iniciou a busca pelo reconhecimento ainda no ano de 2014

O Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) conquistou o certificado de Acreditação. Este é um selo dado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, garantindo uma boa gestão e o foco na segurança da assistência prestada aos pacientes.
O HUVC se junta a um seleto grupo de hospitais do estado do Rio Grande do Sul que possui este reconhecimento, como o Hospital Mãe de Deus e o São Lucas, de Porto Alegre.

Ronaldo Carissimi, diretor de regulação em saúde, e Robson Sodré Morales, administrador do Hospital

A Unimed começou a busca pela Acreditação em 2014, de forma voluntária. O diretor de regulação em saúde, Ronaldo Carissimi, explica que foram mais de cinco mil itens a serem adaptados dentro do Hospital. “Claro que um vai puxando o outro”, adiciona.

A diretoria aponta que um dos pontos mais marcantes para a conquista foi a mudança na metodologia de atendimento, passando a haver o foco multidisciplinar no paciente e não na doença específica. Para o administrador do Hospital, Robson Sodré Morales, a mudança de perspectiva já é clara. Recentemente, ele teve a mãe internada na instituição.

“Minha mãe foi atendida de maneira integral, desde os cuidados para evitar lesões de pele, que ela não teve, até a colocação de um cateter central para injeção de fármacos. Tudo pensado nas particularidades de cada paciente”, destaca.

As melhorias sugeridas pela ONA demandaram uma adaptação de toda a estrutura funcional do Hospital e, principalmente, do engajamento dos colaboradores.

“Isso vai desde a pessoa responsável pela higienização, que tem que saber a quantidade de sabão e a área que precisa limpar, até a responsável pelos atendimentos e leitos disponíveis no momento da internação”, coloca Robson.

Mudanças demandaram grande esforço dos colaboradores, que abraçaram juntos a busca pelo reconhecimento

“Em virtude de todas estas adaptações, o nível de exigência com todos os colaboradores aumentou bastante, mas todos abraçaram juntos”, adiciona o diretor Ronaldo. Ele lembra que, no dia em que foi finalizada a avaliação do Hospital e foi divulgado o resultado da conquista da certificação, em um auditório lotado, foi emocionante ver os colaboradores chorando, emocionados, pela conquista do reconhecimento.

A Acreditação ainda gerou empregos. Quarenta novos funcionários foram contratados em busca da garantia da excelência. Dentre eles, dois novos farmacêuticos, que agora monitoram de forma ampla – junto dos médicos -, tudo o que é receitado de medicamento para cada paciente.

Processo de melhoria será contínuo
A ONA não apenas oferece a certificação. Ela segue acompanhando a instituição e verificando necessidades de melhorias. Hoje, o Hospital Unimed Vale do Caí conquista o nível Acreditado, pelo atendimento dos critérios de segurança do paciente em todos os aspectos (estruturais e assistenciais).

Há, na sequência, o nível Acreditado Pleno, que soma uma gestão integrada, com processos fluídos e plena comunicação entre as atividades. Após, o Acreditado em Excelência, no qual é identificada uma cultura organizacional de melhoria contínua, simbolizando a “excelência em gestão”.

A instituição já está engajada na meta de chegar ao nível 2 em até dois anos. “O nível 1 é o mais difícil, porque tu precisa sair da inércia”, avalia o administrador do Hospital. “A gente chegou no 1 e a equipe já quer, agora, ir para o 2”.

É através das avaliações de uma empresa certificadora – no caso da Unimed, foi uma instituição paulista – que os critérios foram medidos e seguirão sendo avaliados em visitas periódicas. Ali, potenciais melhorias seguirão sendo apontadas em busca da melhor posição.

Abrindo portas para o Hospital
Em evento agendado para hoje, a equipe do Hospital Unimed receberá bottons com o reconhecimento da Acreditação. Além do engajamento interno – que fomenta o trabalho em equipe e coloca todos os colaboradores na mesma página, no que se refere ao cuidado do paciente – a certificação traz outro importante destaque à instituição: a relação com os médicos.

“O reconhecimento traz mais segurança para os médicos que vêm trabalhar no Hospital Unimed. Aqui, eles sabem que podem terminar a cirurgia e ir fazer um intervalo ou buscar o filho na escola com a tranquilidade de que passaram o paciente para o cuidado de um serviço multidisciplinar alinhado”, destaca o administrador da instituição, Robson Sodré Morales.

Outro ponto é a valorização diante dos pacientes que, segundo a diretoria, estão cada vez mais preocupados com a busca por um serviço de qualidade reconhecida. “A certificação valoriza mais o Hospital. Ele acaba se tornando referência”, comemora o diretor de regulação em saúde, Ronaldo Carissimi.

Presidente comemora a conquista
Para o presidente da Unimed Vale do Caí, Everton Machado Bochi, a Acreditação é uma das maiores conquistas da história da instituição. “Nosso principal objetivo é promover a melhoria contínua dos serviços de saúde em nosso Hospital. E a busca pela Acreditação poderia nos guiar para o caminho correto”, lembra.

Everton Machado Bochi, presidente da Unimed Vale do Caí

“Percorrer esse caminho não foi trabalho fácil e nos custou longas horas de planejamento e o engajamento de muitos, mas quando percebi que as lideranças e colaboradores de nossa Unimed passaram a acreditar e buscar por si mesmas, senti que conseguiríamos”

No Brasil, hoje, existem mais de 6.000 hospitais e destes, apenas 321 são acreditados pela Organização Nacional de Acreditação. O foco, agora, é fazer com que a comunidade também valorize o reconhecimento recebido. “A certificação significa que passamos a fazer parte de um grupo de apenas 5% dos hospitais do país que tem sua qualidade reconhecida e certificada. Essa qualidade agora precisa ser percebida pelas pessoas que precisam do nosso atendimento, para que elas se sintam mais acolhidas e mais seguras”, reforça o presidente, já com planos de ir mais longe no futuro.
“Não vamos parar por aqui. Vamos buscar níveis ainda mais elevados!”, finaliza.

Últimas Notícias

Destaques