União reconhece situação de emergência de Brochier

Foi publicado na última semana, no Diário Oficial da União (DOU), o reconhecimento por parte da União da situação de emergência por estiagem em Brochier. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Conforme o setor de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, a estiagem que vem afetando a Região Sul nos últimos anos, em especial o Rio Grande do Sul, é motivada pelo fenômeno La Niña, que atua no Oceano Pacífico tropical e gera problemas de falta de chuva na região. “O problema foi acentuado nos últimos meses por conta das temperaturas mais altas e da radiação solar mais acentuada. Com isso, ocorre uma maior evaporação de água presente no solo, aumentando ainda mais o problema da escassez hídrica no local”, explica o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Schnorr.

Ao todo, 110 cidades gaúchas já tiveram sua condição de emergência por causa da seca reconhecida pelo Governo Federal. No Rio Grande do Sul, são 250 cidades com decreto de situação de emergência por estiagem – entre elas, além de Brochier, também está Maratá, que ainda não teve seu decreto reconhecido pelo Estado.

Últimas Notícias

Destaques