Uma semana para refletir sobre o valor da água

Importância das crianças na mudança de atitudes dos adultos, em prol do meio ambiente, foi destacada em atividades

Patrulha do Verde da Emei Gente Miúda ouviu o quanto as crianças são importantes para o meio ambiente

A educação ambiental e a importância das crianças na garantia de um futuro melhor para o planeta foram destaques nas manifestações da abertura da Semana Municipal da Água, em Montenegro. O evento ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 1º, na Praça Rui Barbosa e contou com apresentação da banda da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). No público, a Patrulha do Verde, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gente Miúda, assistiu as manifestações com atenção.

Rita Fleck, secretária da Educação

A secretária municipal da Educação e Cultura, Rita Carneiro Fleck, observou a importância da educação na preservação ambiental e o papel das escolas neste trabalho de conscientização. O secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Campos Chagas, lembrou a necessidade do uso racional dos recursos hídricos e salientou que apenas uma pequena parte da água do planeta pode ser usada para consumo. “A água é um recurso finito, e essa é uma preocupação mundial”, afirma.

Carlos Eduardo Müler, o prefeito

O prefeito Carlos Eduardo Müler, o “Kadu”, reforçou as afirmações dos secretários destacando a importância da conscientização. Ele salientou que em algumas grandes cidades já há períodos de racionamentos e falou sobre a necessidade de evitar desperdício. Kadu fez referência ao descarte correto do lixo, que também influencia na preservação da água e mencionou a participação das crianças nesse trabalho de conscientização, inclusive para alertar os adultos.

Adriano Chagas, do Meio Ambiente

O gestor da Montepel Assessoria Ambiental, João Bastista Dias, observou que a sua geração não foi preparada para dar um destino correto às embalagens, por exemplo, que facilitam a compra e o transporte de mercadorias. Embora práticas, elas podem ser um problema ao meio ambiente, se não forem descartadas corretamente. Nesse contexto, Dias também salientou o papel das crianças na adoção de hábitos mais saudáveis em relação ao meio ambiente, sendo multiplicadores dos ensinamentos recebidos na escola, ao influenciarem suas famílias a terem atitudes em prol da conservação. “Peço às crianças que convençam seus pais”, resume.

Dias é parceiro da Prefeitura na execução do projeto Educando para o Futuro – Plantando um futuro melhor, juntamente com as secretarias da Educação e do Meio Ambiente, com patrocínio da Hexion. A ação inclui palestras nas escolas sobre separação e descarte correto do lixo, bem como a distribuição de bags para a separação de resíduos, que são vendidos e a renda revertida às instituições.

Dias fez a entrega simbólica do pagamento referente ao material reciclável comprado das Escolas Adolfo Schüller, no bairro Panorama; Ana Beatriz Lemos e Emma Ramos de Moraes, bairro Estação; Cinco de Maio, no bairro de mesmo nome; Etelvino de Araújo Cruz, localidade de Rua Nova; Henrique Pedro Zimermann, localidade de Passo da Serra; e José Pedro Steigleder, no bairro Santa Rita. A programação da Semana Municipal da Água segue até sexta-feira.

Programação de hoje
10h – Palestra de educação ambiental sobre “Água, essência da Vida”, na Escola Etelvino de Araújo Cruz;
10h – Peça teatral Guardiões dos Quatro Rs, na Escola José Pedro Steigleder;
14h – Palestra de Educação ambiental sobre “Água, essência da vida”, no Instituto de Educação São José.

Últimas Notícias

Destaques