“Um pistoleiro pra lá da peste” foi apresentado na escola do Panorama

Na manhã deste sábado (25), o grupo de teatro Renascença apresentou a peça “Um pistoleiro pra lá da peste”, na escola Estadual do Núcleo Habitacional Promorar, no bairro Germano Henke, em Montenegro. A apresentação faz parte das comemorações dos 29 anos do grupo e dos 32 anos da escola.

“Tudo o que tem a ver com cultura tem tudo a ver com a escola. Daí a importância em incentivarmos essas atividades enquanto escola e enquanto comunidade”, afirma a diretora Joseane Flores de Lima.

A peça é baseada no cordel “Mainha – o maior pistoleiro do nordeste”, do piauiense Guaipuan Vieira. “Sabendo do nosso projeto, ele liberou os direitos sobre o texto gratuitamente”, afirmou o diretor do grupo, Everton Santos. “Guaipuan é um dos maiores cordelistas do Nordeste”, destaca.

Segundo Everton, a ideia de usar a literatura de cordel como base para a peça foi uma forma de aproximar culturalmente duas regiões do país que são, geograficamente, distantes. “Nossa trova é semelhante ao repente do Nordeste. E o Cordel tem muito do repente”. A narrativa foi outro ponto destacado pelo diretor. “O Cordel tem um discurso direto sobre temas do cotidiano, de uma forma leve”. O texto da peça foi montado pelos próprios alunos, sob orientação do diretor.

Últimas Notícias

Destaques