Primeiro fim de semana de festa contou com Desfile das Comunidades e bom público
Foi só a rainha Ana Beatriz Batista Castro, ao lado das princesas Júlia Hartmann e Thaís Wollmann, declarar aberto o Desfile das Comunidades da 8ª Citrusflor, que a garoa causada pela forte neblina na manhã de domingo, 1º de outubro, começou a dar uma trégua. Até o final do desfile, ela já não mais existiria, e mesmo se permanecesse, não teria tirado o brilho do desfile que mostrou as cores, sabores e cultura de Pareci Novo.
Ao longo de mais de duas horas mais de 50 entidades – entre escolas, sociedades, grupos e empresas – passaram pela rua Padre Teodoro Amstad mostrando o seu trabalho. O desfile foi acompanhado por centenas de pessoas, que se encantaram e foram agraciados com degustações e presentes. Bergamota, geleia, cuca e carne assada, suco, chopp, licor e cachaça, receitas, flores…a lista do que as entidades levaram ao público foi longa e variada.
Moradora de Pareci Novo, Noeli Heckler acompanhou o desfile e gostou do que viu. “Foi muito bonito e com todos participando”, comentou, apontando o fato de o desfile ter contado com a participação de moradores do Centro, Matiel, Bananal, Várzea do Pareci, Coqueiral, Despique e Porto Maratá.
Já Elton Braga participou do desfile com o filho Bryan Gabriel, de quatro anos, estando entre os pais e filhos que desfilaram junto com a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Elisane Schneiders Lutckmeier. “Foi legal. As crianças se divertem e a gente se diverte junto por estar com o filho. É uma coisa boa para eles e para nós também”, afirmou. Após o desfile, ele e o filho já ficaram pela Praça dos Imigrantes e arredores para aproveitar a festa, que seguiu com diversas atrações artísticas.
À tarde, a festa recebeu inúmeros visitantes que se encantaram com os jardins e decoração montada, bem como puderam degustar bergamotas, acompanhar a exposição de frutas e adquirir flores e produtos coloniais da cidade. Presidente da comissão organizadora do evento, Douglas Brand avaliou que o primeiro final de semana de festa foi excelente. “O povo está orgulhoso do que foi feito, o parque está lindo e tivemos dias lindos”, afirmou. Segundo ele, nesses três primeiros dias de Citrusflor mais de 15 mil pessoas passaram pelo local da festa.
Show de humor, noite de rock e encerramento com Diego e Victor Hugo
A 8ª Citrusflor volta a receber o público na quinta-feira, dia 5, quando, à noite, acontece apresentação das orquestras de Pareci Novo e Brochier. Acontecerá, ainda, às 20h, show com o humorista Badin, o colono. Neste dia, é pedida a doação de um quilo de alimento não-perecível como entrada.
Na sexta-feira, dia 6, a noite será de rock. A principal atração é a banda Vera Loca, que sobe ao palco às 23h. O dia 7, sábado, será recheado de atrações culturais e no último dia de festa, domingo, dia 8, acontece o show nacional com Diego e Victor Hugo, às 20h.
Douglas Brand ressaltou que haverá, ainda, palestras para diferentes públicos durante a semana. “A festa está bonita, atrativa e com muito impacto visual. Então, a expectativa é ‘bater’ (em público) esse primeiro final de semana”, reforçou.