Último dia de força-tarefa do Detran para aplicação de exames de CNH

O CFC Montenegro, em trabalho conjunto com o Detran RS, realizou provas teóricas para agilizar a demanda atrasada

A pandemia alterou a rotina dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em todo o Brasil. Mas para agilizar a demanda e não prejudicar os alunos, o CFC Montenegro, em trabalho conjunto com o Detran RS, realizou uma força-tarefa para aplicação de provas teóricas.
Com esta semana toda dedicada aos exames, de acordo com o diretor de ensino e sócio-proprietário do CFC Montenegro, Vinicius de Oliveira, um total de 750 alunos compareceram até esta sexta-feira, último dia de aplicação. “Dividimos o atendimento em 2 turmas na parte da manhã e 3 turmas na parte da tarde, com limite de 30 alunos, em cumprimento aos protocolos de distanciamento social. A abrangência foi de cidades como Nova Santa Rita, Feliz, Taquari e São Sebastião do Caí”, detalha.
De acordo com Vinicius, dar andamento aos processos de primeira habilitação, em parceria, beneficia indiretamente outros CFCs. “É um momento de pensar na coletividade. E é muito gratificante fazer parte dessa força-tarefa, principalmente porque de 272 Centros do Estado, somos o único a integrá-la”, destaca.
Lucas de Oliveira Lourenço, 23 anos, foi um dos alunos a realizarem a prova teórica nesta sexta-feira. Ele conta que esperava há 15 dias para prestar o exame. “Acho que fui bem, até porque tive tempo para estudar. O próximo passo, se eu for aprovado, é iniciar as aulas no simulador. É minha primeira habilitação e farei para carro”, pontua.
Vera Teresinha Santos da Silva, 62 anos, também está em busca da habilitação para carro e afirma que a possibilidade de refazer a prova teórica em meio à pandemia foi ótima. “Daqui há 10 ou 12 dias sai o resultado e estou ansiosa”, pontua.

Prazo Ampliado
O período para conclusão da Carteira Nacional de Habilitação era de 12 meses. Porém, em função da pandemia do novo coronavírus, a partir de março foi prorrogado para 18 meses pelo Contran, por deliberação 185/2020 e posterior por Resolução 789/2020. Em 21 de Setembro deste ano, a Portaria 195 do Conselho Nacional de Trânsito, interrompe por tempo indeterminado o prazo que trata do período em que o processo do candidato à habilitação ficará ativo. A normativa aplica-se aos processos em trâmite, a serem iniciados e reativam os que seriam encerrados em 20 de Setembro de 2020.

Lucas de Oliveira Lourenço, 23 anos, foi um dos alunos a realizarem a prova teórica nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Destaques