A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou no edital do vestibular 2020 que deixará de usar a nota do Enem para complementar o vestibular convencional. Até o ano passado, os candidatos podiam optar pela complementação. A mudança aconteceu por conta de uma alteração no calendário de vestibular da instituição pública, no qual as provas do vestibular, que sempre aconteciam em janeiro, este ano foram antecipadas para novembro e dezembro. A nota do Enem só é divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro, impossibilitando o seu uso na seleção.
Quem está planejando entrar na UFRGS pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) não tem com o que se preocupar. A universidade ainda reservará 30% das vagas dos seus cursos para ingresso pelo sistema. As provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acontecem em novembro e dezembro, conforme o calendário em quadro abaixo.
As inscrições para o vestibular 2020 da UFRGS estarão disponíveis de 19 de agosto até 16 de setembro. A taxa da prova é de R$ 145,00, exceto para os contemplados com a isenção. A lista de isentos foi divulgada na última segunda e pode ser consultada no site da UFRGS.
Calendário vestibular 2020 UFRGS
– 23/11: Provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira;
– 24/11: Provas de Língua Portuguesa e Redação;
– 30/11: Provas de Biologia, Química e Geografia;
– 1º/12: Provas de História e Matemática;
– Para o curso de Música, as provas específicas acontecem entre 29/9 e 3/10.