Unidade reforçou o atendimento médico à população desde 2016, mas apresenta o segundo problema neste ano
Quem procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio, nessa quara-feira, dia 25, encontrou as portas fechadas e teve que ser atendido na UBS Centro. O motivo foi um problema na caixa d´água da unidade, que apresentava rachaduras, além de infiltrações no telhado após as chuvas.
A reportagem do Ibiá já havia sido chamada por cidadãos que aguardavam atendimento na tarde de terça-feira (24), pois uma grande quantidade de água estava escorrendo pelas luminárias e molhando o chão na sala de entrada. O espaço reservado para quem trabalha na recepção também ficou molhado e a água descia pelas tomadas e canaletas da rede elétrica.
Uma das caixas d´água foi trocada naquela manhã, porém, o problema da infiltração ocorreu à tarde. Nesse dia, a enfermeira Angelita Moraes disse temer pelos equipamentos, que poderiam queimar. Os atendimentos no local deixarem de acontecer nessa quarta, mas devem ser retomados hoje. Todos os agendamentos e serviços foram transferidos à UBS Centro (rua Ramiro Barcelos).
Ana Lúcia de Moura, 67 anos, estava aguardando o atendimento no local e ajudou a secar o banheiro e a sala de espera com um rodo e um pano. “Estava saindo fumaça do ar condicionado e eu pedi para um moço desligar da tomada”, afirma. Ana Lúcia elogia o trabalho desempenhado pela equipe de médicos e demais funcionários. No entanto, ela não escondia a indignação com o fato.
Esta é a segunda vez neste ano que a unidade é alagada. No dia 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um comunicado informando que a UBS sofreu danos em sua estrutura física devido a um rompimento de cano de água. Outros relatos de funcionários dão conta de que as infiltrações persistem há dois meses.
Em visita ao local na manhã de ontem, 25, a reportagem obteve, com exclusividade, uma imagem que mostra a água descendo entre a parede e o telhado até a chapa de concreto do prédio. Segundo um funcionário da Secretaria da Saúde que estava no local, o problema da infiltração pelo telhado se deve ao desgaste na vedação da algerosa (um alumínio de acabamento colocado entre a parede e o telhado).
Secretaria da Saúde diz que o problema foi pontual e atendimentos cumpridos
Assessora especial da Secretaria da Saúde, Loreni Cristina Reinheimer afirma que, na segunda-feira, aconteceu a substituição da caixa d´água, que estava com uma rachadura, e este seria o motivo da água escorrer pelo teto. “Quando se trabalha com manutenção e troca, essas coisas podem acontecer e foi isso que ocorreu”, diz.
Em relação aos problemas de infiltração pelo telhado, a coordenadora de Atenção Básica, Andréia Coitinho da Costa, explica que somente uma equipe técnica poderá responder e destacou que o problema desta semana foi pontual. Além disso, ela ressaltou que todos os 34 atendimentos agendados para a terça-feira foram realizados e mais outros três que não estavam previstos.
Para resolver o problema, a Secretaria Municipal da Saúde acionou a equipe de elétrica da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Obras Públicas. Conforme a assessora Cristina, o prédio foi fechado ontem para que as manutenções fossem feitas sem causar riscos à população.
A obra da UBS Santo Antônio foi entregue em 20 de junho de 2016 pela Construtora Kamu Ltda, possuindo cinco anos de garantia. Em comunicado, a Prefeitura informou, na tarde ontem, que notificará a empresa sobre o ocorrido para exercer a garantia. “O secretário municipal de Obras Públicas, Argus Machado, juntamente com o engenheiro Bruno Troina e o chefe de Telefonia e Iluminação, Anderson Vargas, estiveram no local nesta quarta-feira e acompanharam parte dos trabalhos”, informou a assessoria de imprensa. O atendimento voltará ao normal nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 12 horas.