Saúde. Posto foi reaberto nesta quarta-feira para atender cerca de 900 pessoas
Cerca de 900 moradores das comunidades de Muda Boi, Sobrado, Sanga Funda e Itacolomi voltaram a ter atendimento médico e dentário. O posto de Muda Boi, agora A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tio Mário, foi reaberta após sete meses de reforma. Mas a grande notícia da manhã desta quarta-feira, dia 25, sua elevação a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Na cerimônia, a secretaria municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, confirmou que os documentos solicitando adesão foram encaminhados ao Governo do Estado, que fará a ligação com o Ministério da Saúde. Ela classifica em 100% de certeza que seja aprovada, com previsão que o atendimento pela ESF inicie em janeiro de 2020. A vantagem é o atendimento integral nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.
Enquanto isso, a UBS Tio Mário segue seu atendimento nas manhãs de segunda, quarta e quinta-feira; com dentista nas quintas-feiras. Cristina recordou que a retomada do posto era uma demanda muito enfatizada pelas pessoas que dependem dele. A secretária ressaltou como a Atenção Básica, responsabilidade dos municípios, tem importância na rede de Saúde Pública, especialmente pelo seu aspecto preventivo.
A importância dos postos nas comunidades foi ressaltada pela delegada da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Maria Luiza Moraes, apontando o trabalho de triagem que, ao atender enfermidades menores, reduz a lotação nos hospitais. Este benefício foi lembrado pelo diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista. “Quando reabre um serviço de saúde, toda a população ganha”, declarou.
Homenagem ao vizinho que foi um pai para todos
A cerimônia foi aberta com apresentações de flauta doce e de coral dos alunos da Escola Municipal Manoel José da Motta. O momento seguinte foi de emoção, quando familiares de Manuel Valdemar Machado, o “Tio Mário”, agradeceram pela homenagem.
Falecido em 2018, o morador de Muda Boi era procurado por pessoas de toda a região em busca de benzedura e oração. A nora, Simone Tavares Machado, falou em nome dos filhos, netos e sobrinhos, sobre o quanto ele foi querido na comunidade.
O prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Müller disse que sancionou a lei como reconhecimento à importância espiritual de Tio Mario, sobretudo para a comunidade de Muda Boi. Após a reinauguração, Simone e o filho Luan, de 12 anos, conheceram as instalações que levam o nome do avô de quem eles sentem bastante saudade. A mãe já aproveitou e realizou a primeira consulta na UBS, falando com a equipe de saúde a respeito de uma tosse que perturba o menino.