A Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou, na sessão ordinária de quinta-feira, 3, projeto de lei que homenageia o tradicionalista Ubirajara Pires, o Bira, como o nome de uma rua no Município. A iniciativa é da vereadora Camila Oliveira, do Republicanos. “É um momento único onde a gente eterniza o nome de uma pessoa na cidade. Com muito orgulho, eu trago essa proposta”, destacou a parlamentar. Ubirajara Pires será o nome da, hoje, “rua 5” do Loteamento Eco City, no bairro Panorama.
O homenageado faleceu recentemente, em junho do ano passado, aos 77 anos de idade. Nascido na localidade de Coleiras Perdidas, em Palmeira das Missões, ele viveu em muitas cidades. Na infância, por contingências familiares, morou em Frederico Westphalen, depois em Santo Augusto e serviu ao Exército em Uruguaiana. Em setembro de 1967, mudou-se para Montenegro. Era funcionário da Corsan e, nesta condição, acabou pegando a estrada novamente em 1971. Foi cedido para várias prefeituras, como as de Ijuí e Tenente Portela. Nesse tempo, ajudava a fazer a contabilidade dos órgãos públicos, acumulando tarefas também nas cidades de Braga e Miraguaí. A volta a Montenegro ocorreu em 1982, quando fixou residência.
Depois de encerrar a carreira como servidor público, Pires ainda ocupou cargos na Prefeitura. Como comunicador, apresentou por dez anos o programa Charla Galponeira na Rádio Montenegro FM; fomentando a paixão pela cultura do Rio Grande do Sul. Ligado às tradições gaúchas desde muito novo, era um amante de poesias, declamação, chula e dança; e participou de diversas entidades da área. Em 2019, Bira foi o homenageado da Semana Farroupilha de Montenegro. “Ele será sempre lembrado pelo seu humor, pela dedicação ao serviço e pelas belas obras em defesa do Tradicionalismo”, traz a biografia anexa à homenagem.