TENENTE-CORONEL Alberti assume no lugar do TC Rogério Pereira Martins, que agora é responsável pelo Comando Rodoviário da BM no Estado
Foram 15 meses da gestão do tenente-coronel Rogério Pereira Martins no Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Vale do Caí. Antes disso, por dois anos, ele comandou o 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Montenegro. “Foi uma experiência excelente!”, avalia Martins sobre o período. Agora, chegou a hora de encarar novos desafios e passar o cargo ao sucessor, tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti. “Estou muito feliz em poder estar aqui e desenvolver um trabalho com intuito de atender às necessidades e expectativas da região”, diz o novo comandante.
As trocas de comando estão ocorrendo em várias regiões do Estado. No Vale do Caí, ainda não há data definida para a cerimônia oficial de passagem de comando. Mas, na prática, Alberti já está se inteirando sobre suas atividades como gestor do CRPO/VC.
O novo comandante tem 53 anos, destes, 30 dedicados à Brigada Militar. Natural de Porto Alegre, ele é formado em Direito e, atualmente, cursa Doutorado em Ciências Militares e Gestão Pública. Entre suas experiências profissionais, o oficial atuou no comando do 19º BPM da Capital e nos últimos 15 meses foi chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital.
“Acredito que o trabalho realizado pelo tenente coronel Pereira Martins tenha sido satisfatório, porque, existe sensação de segurança na região e os índices de criminalidade estão sob controle”, avalia o novo comandante. Ele garante que trabalhará para aumentar ainda mais a segurança nos 19 municípios que integram o comando regional. “Esperamos colocar em prática nosso conhecimento, para que toda a sociedade da região fique satisfeita com o trabalho da Brigada Militar”, acrescenta o gestor.
Pereira Martins também avalia seu período à frente frente do CRPO/VC de forma positiva. “Através de um trabalho integrado com as instituições policiais, Ministério Público e Judiciário, bem como, parcerias com segmentos sociais, conseguimos manter a redução dos indicadores de violência na região”, comenta. “Criamos a Patrulha Maria da Penha e potencializamos o Proerd, através de novos cursos de formação e qualificação dos servidores, com vistas a ampliar a rede de atendimento as nossas comunidades”, destaca Pereira Martins.
Sobre o déficit no quadro de servidores do CRPO/VC, o tenente-coronel Alberti relata que irá mover esforços para tentar suprir essa carência. Contudo, sublinha que o problema é antigo e atinge grande parte dos 497 municípios onde a BM está presente. “O Comando da Brigada Militar está envidando todos os esforços no sentido de resolver esse problema. Uma das medidas que o Comando-Geral tem adotado é o ingresso regular de militares estaduais na BM”, aponta o policial militar.
Alberti falou ainda sobre a importância do trabalho dos meios de comunicação para a sociedade e a Segurança Pública, e garantiu que irá cultivar o bom relacionamento, estabelecido por seus antecessores, com a imprensa local.