Triunfo recebe seminário internacional de Qorpo-Santo

Segundo maior teatro do Rio Grande do Sul, o Teatro União, em Triunfo, será palco do I Seminário Internacional de Qorpo-Santo, a partir desta quarta-feira (15) até a próxima sexta-feira (17). O evento reunirá escritores, atores, professores, críticos e estudantes que pretendem analisar, criticar, encenar e mostrar a obra do dramaturgo triunfense, José Joaquim de Campos Leão.

Célia Ávila destaca que o evento será importante para resgatar a obra do dramaturgo nascido em Triunfo

Conforme a presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Qorpo-Santo, Célia Ávila, as atividades serão prestigiadas por pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Ceará e também de Portugal e Argentina. “Estendemos o convite para a população de toda a região para que participe conosco deste momento de muito aprendizado sobre a história deste personagem importante para a cidade de Triunfo”, diz Célia.

A presidente destaca ainda que as atividades vão marcar os dez anos da fundação, que luta para promover e dar visibilidade ao patrono da instituição. “As escritas de Qorpo-Santo nunca foram valorizadas e levaram 100 anos para que a obra fosse regatada. Ele teve uma contribuição muito importante na dramaturgia e a partir de 1964 que iniciou o resgate disso”, aponta Célia.

Para se inscrever no evento, que é gratuito, o interessado deve mandar um e-mail para [email protected] ou [email protected], ou acessar o site fundacaoculturalqorposanto.com.br. O Seminário tem patrocínio da Braskem, através do financiamento do Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura.

Quem foi Qorpo-Santo
José Joaquim Leão nasceu na cidade de Triunfo. Estudou gramática e tentou um emprego na capital Porto Alegre, onde inicialmente trabalhou no comércio e atuou como professor.

Ficou conhecido como Qorpo-Santo após escrever: “Se a palavra corpo-santo foi-me infiltrada em tempo que vivi completamente separado do mundo das mulheres, posteriormente, pelo uso da mesma palavra hei sido impelido para este mundo”. Fundou um grupo dramático escreveu para jornais de todo o RS. Após se casar com Inácia de Campos Leão, em 1857, mudou-se para Alegrete, cidade na qual fundou um colégio.

Oocupou cargos de delegado de polícia e vereador. Em maio de 1866, escreveu oito peças teatrais, na época em que dúvidas sobre a sua sanidade mental apareciam. Foi ao Rio de Janeiro para ser examinado por médicos especialistas. Apesar da liberação dos médicos, a interdição judicial permanece, conforme despacho judicial de 1868 do juiz Correia de Oliveira em Porto Alegre.

De volta ao solo gaúcho, encerrou suas atividades jornalísticas em 1873. Passando por dificuldades financeiras, abandonou seu trabalho como escritor por algum tempo, fechou seu Jornal “A Justiça”, que circulou em Porto Alegre e Alegrete e, posteriormente, constitui sua própria gráfica, em Porto Alegre, em 1877, na qual viabiliza e edita a produção da sua “Enciclopédia”. Qorpo-Santo morreu de tuberculose em 1883.

Programação I Seminário Internacional de Qorpo-Santo
15/08 – Quarta-feira

08h30min – Workshop: Percorrendo o Universo Literário de Q-S, com Maria Clara Gonçalves.
14h30min – Mesa de debates: Q-S Dramaturgo Contemporâneo na Literatura, com Nina Sá, Luíz Augusto Fischer e Néstor Monasterio.
17h – Mesa de debates: Desafio de entender e EncenarQ-S, com Bruno David, Jackson Antunes e Juçara Gaspar.
19h – Abertura oficial.
20h – Show com Cida Moreira.

16/08 – Quinta-feira
08h30min –
Workshop: Estudando e interpretando Q-S, com Bruno David.
15h – Lançamento: da Bienal Nacional de Dramaturgia Qorpo-Santo.
16h – Apresentação teatral: Ubando Grupo Qorpos Quriozos ou O poeta do Absurdo.
17h – Leitura dramática: Ah! Pobre e Mesquinha Humanidade, com Suzana Saldanha, Cássio Azeredo e Walney Costa.
18h – Mesa de debates: Desafio de reescrever Q-S com Suzana Saldanha, Cássio Azeredo e Walney Costa.

17/08 – Sexta-feira
08h30min – Workshop: Q-S Além do Oceano com Miguel Ramos.
14h30min – Mesa de debates: Uma Mente Sã num Qorpo São ou Santo, com Luiz Assis Brasil, Volmir dos Santos e Sandra Mara Sales Fagundes.
17h – Mesa de debates: Qorpo-Santo no Mundo Acadêmico. com Maria Clara, Edson Cândido e Miguel Ramos.
19h – Encerramento.
20h – Show com Rodrigo Soltton.
*Mediação das mesas de debates: Maria Aparecida Ramos Dias

Últimas Notícias

Destaques