Evento movimentou diversas localidades entre São José do Sul e Salvador
Lama. Poeira. Ronco de motores. Adrenalina. A 5ª edição da Trilha do Arame, organizada pelo grupo Kako’s Moto-Adventure, movimentou o domingo, 11. O trajeto de 73 quilômetros passou por diversas localidades entre São José do Sul e Salvador do Sul. Contemplou, por exemplo, a antiga estação férrea de Linha Bonita Alta e o túnel da localidade. Ao todo, participaram cerca de 400 motos do evento. A largada ocorreu pela manhã, em frente do Centro Administrativo.
Além da trilha, houve desafios, nos quais os pilotos precisaram subir um barranco íngreme e embarrado. Eram duas opções disponíveis. Para os mais corajosos, a Galo, com uma subida mais radical. A outra, mais acessível, era a Pinto. E não faltaram candidatos a encarar a aventura. Alguns caíram e, auxiliados por organizadores e amigos, precisaram tirar as motos do local no braço.
O perfeito dia de domingo contribuiu e muita gente foi conferir o desempenho dos pilotos. Várias pessoas levaram cadeiras de praia, guarda-sóis e chimarrão. Uma delas era Rose Bilhar. Ela estava com muita expectativa pelo desempenho do marido Cristiano e dos filhos, Vinícius, 17 anos, e Murilo, de apenas 11. Todos participantes da trilha. “Eles adoram, fazem isso há anos. Esses dias, o Murilo falou com o prefeito que também queria trabalhar na trilha”, comenta a mãe. Ela destaca, ainda, o fato de o mais velho ter ficado orgulhoso de ter sido escolhido como um dos “puxadores” da trilha, abrindo o caminho para as outras motos.
A organização disponibilizou um ônibus para os acompanhantes dos pilotos irem até pontos do trajeto. Com o custo de R$ 90,00, a inscrição dava direito a um café da manhã, almoço, camiseta, lanche, apoio na trilha e ao sorteio de uma motocicleta Honda CRF 230 zero quilômetro.
O prefeito de São José do Sul, Silvio Inácio de Souza Kremer, comemora mais uma realização do evento. “Movimenta o município. É uma maneira muito boa de ‘vender’ o nome de São José do Sul. Vem gente de diversas regiões e até de fora do Estado. É um evento família, os pilotos trazem as esposas e os filhos”, ressalta. Também lembra o fato de a organização disponibilizar parte da verba para diferentes instituições. “O grupo sempre faz doações para entidades do município e da região”, frisa.
Kremer é piloto. Mas, com a rotina atribulada como prefeito, se viu obrigado a deixar a atividade um pouco de lado. Ainda assim, enfrentou o desafio Galo. Na primeira tentativa, caiu quase ao chegar ao topo do barranco. Na segunda, atingiu o objetivo.
O presidente do Kako’s Moto-Adventure, Celso Inácio Ernzen, estava satisfeito de ver o trabalho do grupo recompensado. “Estamos recebendo só elogios, está sendo muito boa a trilha”, comentou, por telefone, enquanto o evento ainda ocorria.