Treinadores daqui analisam a lista de Tite para a Copa do Mundo

Convocação. Seleção Brasileira será representada por 26 atletas no Catar

Com nove atacantes e escolha polêmica na lateral, o técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar nessa segunda-feira, dia 7. Sem grandes surpresas, a lista conta com 26 jogadores, que se apresentarão na próxima segunda, dia 14, para o início da preparação para o Mundial. A estreia brasileira no Catar está marcada para o dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

O Ibiá convidou três especialistas no assunto para analisar a lista de Tite. No gol, os três atletas convocados (Alisson, do Liverpool; Ederson, do Manchester City; e Weverton, do Palmeiras) fizeram parte de praticamente todas as listas do treinador gaúcho ao longo do ciclo. “Tenho certeza que temos três grandes goleiros em nível mundial hoje. São de extrema confiança e liderança. Estamos seguros nesta posição”, pontua Tiago Maratá, ex-técnico do Fera.

Para a zaga, Tite chamou quatro jogadores: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Eder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus). Todos atuam em grandes equipes da Europa. “Acredito que seja uma dificuldade brasileira atualmente renovar esse setor. Particularmente, tenho uma desconfiança com Thiago Silva e Marquinhos. São dois grandes zagueiros, mas sem o perfil de liderança para a seleção”, analisa Tiago Maratá.

Tiago Maratá define Daniel Alves como uma liderança positiva para a seleção, com vitórias por onde passou

“Gosto de zagueiros que se imponham nas partidas, até para passar confiança ao restante da equipe. Acho que seus desempenhos são melhores nos clubes. Bremer é uma surpresa. No meu ponto de vista, esse é o setor que requer maior atenção do Tite”, complementa.

Para fechar o sistema defensivo, o técnico do Brasil chamou Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla), Danilo (Juventus) e Daniel Alves (Pumas) para as laterais. O nome do experiente Daniel Alves, inclusive, foi o que gerou maior repercussão da torcida. “É um setor sem muito glamour, mas muito importante. E o Tite seguiu sua coerência, chamando quem mais aproveitou as oportunidades. Concordo com a convocação do Daniel Alves. Ele é uma liderança positiva, vitorioso por onde passou, e o Tite sabe que falta isso nessa seleção”, argumenta Maratá.

Meio-campo sem surpresas
Ao longo deste ciclo, cinco jogadores se consolidaram na lista de Tite para o setor de meio-campo. Os volantes Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United) tiveram sequência e vão à Copa com a confiança de Tite. Os meias Bruno Guimarães (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham) evoluíram muito ao longo dos últimos quatro anos e também garantiram seus lugares na convocação.

Diego Kayser escalaria Bruno Guimarães como titular na Copa

A última vaga, em tese, ficaria entre Philippe Coutinho e Everton Ribeiro. Com a lesão de Coutinho no último final de semana e as ótimas atuações de Ribeiro pelo Flamengo no segundo semestre, Tite chamou o armador flamenguista para completar o setor. “Everton Ribeiro não é surpresa para mim. Foi convocado para o lugar do Coutinho, mas ele é o clássico 10. Qualidade, passes precisos, ótima finalização e mentalidade forte”, ressalta Diego Kayser, treinador da F-10 Escolinha de Futebol.

Para Kayser, a dupla ideal de volantes a frente da zaga seria Casemiro e Bruno Guimarães. Apesar disso, ele acredita que Fred será o titular de Tite na Copa. Inclusive, Diego escalaria um meio-campo mais marcador para deixar o trio de ataque mais solto na frente. “Eu jogaria com Casemiro, Fabinho e Bruno Guimarães centralizado”, declara.

Tite chama nove atacantes e aposta em Martinelli
A lista de atacantes é extensa e oferece inúmeras variações e alternativas a Tite na Copa. Os convocados foram: Neymar (PSG), Vinícius Jr (Real Madrid), Antony (Manchester United), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Gabriel Martinelli (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Gabriel Jesus (Arsenal) e Pedro (Flamengo).

Vinícius Nascimento aprova a lista de atacantes

Treinador das categorias 2008, 2009, 2010 e 2011 do Fera, Vinícius Nascimento aprovou a lista de nove atacantes para o Mundial. “Gostei bastante. É uma lista bem equilibrada, com jogadores de características que se complementam. Isso vai oferecer várias opções ao Tite, tanto para jogar com mais amplitude, buscando mais profundidade, quanto para jogar mais por dentro, numa situação de enfrentar equipes mais fechadas”, enfatiza.

De todos os convocados para o setor, talvez o nome mais surpreendente tenha sido o de Gabriel Martinelli, do Arsenal. “Me surpreendeu positivamente a presença dele. Achei uma boa escolha, pois é um atleta que está se destacando, titular do líder da Premier League e vem tendo números muito bons. Tem características parecidas com o Vinícius Jr, é um jogador que vai pra cima, bastante vertical”, analisa Vinícius.

O técnico do Fera acredita que Tite vai iniciar a Copa com Neymar, Raphinha e Richarlison no comando do ataque. “Gabriel Jesus seria o meu titular, mas o Richarlison teve um encaixe melhor na seleção, e um entrosamento muito bom com Neymar e Raphinha. Eu faria o time um pouco mais ofensivo, com Vini Jr aberto de um lado, Raphinha do outro, Neymar e Richarlison ou Jesus por dentro. Acho que o Tite vai trabalhar isso como alternativa”, complementa.

Últimas Notícias

Destaques