A noite desta quinta-feira (17) foi de decisões no Cantegril. Com boa presença de público, o clube sediou as finais do Torneio de Verão de 2022. Em campo, duas partidas bem disputadas definiram os campeões deste ano. Na categoria Feminino, o Fênix superou o Só Risos por 3 a 1 e levantou a taça. Já na Força Livre, o Peludos FC virou sobre o 21 de Julho nos instantes finais e comemorou o título com a vitória por 2 a 1.
O duelo masculino começou eletrizante. Com apenas 16 segundos, o Peludos fez boa triangulação no ataque, Lindomar Machado recebeu de Julio Cesar Machado e pisou para trás. Wesley Ramos, o Lelinho, chegou finalizando, mas mandou por cima. Aos três, Cauê Gonçalves teve a primeira boa oportunidade do 21 de Julho, em falta frontal próximo à área. Na cobrança, o jogador chutou rasteiro e o goleiro Luis Fernando fez ótima defesa com o pé.
O 21 abriu o placar aos oito minutos. Junior da Rosa, o Joia, tabelou pela esquerda, recebeu no ataque e chutou forte, cruzado, sem chances para Luis Fernando. A resposta do Peludos foi imediata. No minuto seguinte, a equipe trabalhou a bola no ataque, Lindomar recebeu e chutou de média distância no canto, mas Ariel Fraga espalmou. Um minuto mais tarde, Lindomar aproveitou cobrança de escanteio na área, antecipou o goleiro rival e desviou de cabeça para o fundo do gol.
Cauê teve mais uma chance em cobrança de falta, aos 15 minutos. Dessa vez, o jogador do 21 de Julho bateu alto, e a bola carimbou a trave. Antes do intervalo, Claiton dos Santos teve boa oportunidade para virar para o Peludos. Ele recebeu livre na área, mas chutou em cima de Ariel.
Na segunda etapa, o 21 de Julho tomou a iniciativa e se instalou no campo ofensivo, enquanto o Peludos parava as jogadas com falta. As jogadas mais perigosas do 21 passavam pelos pés de Cauê, mas a defesa bem postada impediu os avanços do jogador. Nos minutos finais, o Peludos foi para o ataque e conseguiu uma falta na intermediária, aos 18 minutos. Na cobrança, Julinho rolou para o lado e Lindomar encheu o pé. A bola passou por todo mundo e morreu no fundo do gol. Era a virada do Peludos, o gol do bicampeonato de verão da equipe.
Dupla de ataque resolve, e Fênix conquista o título
A decisão feminina iniciou estudada, mas aos poucos os dois times foram se soltando. O primeiro lance perigoso ocorreu aos quatro minutos. O Só Risos chegou forte pela direita e, após finalização cruzada, a zaga tirou em cima da linha. Dois minutos mais tarde, o Fênix respondeu. Franciele Rangel limpou a marcação na frente da área e chutou forte, no ângulo, para abrir o placar.
Porém, o Só Risos empatou no minuto seguinte. Após grande jogada individual de Paula Machado Dias, a bola sobrou para Lidiane da Motta, que bateu forte para o fundo da rede. Depois disso, no entanto, só deu Fênix. Aos nove, Tainá Cardoso chutou de muito longe e exigiu boa defesa da goleira Joana Schwarzer, que espalmou para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Franciele Rangel recebeu e chutou no canto, mas a bola foi na trave.
A pressão continuava. Aos 10, Rafaela Klein ganhou da marcação, avançou e tentou tirar da goleira, mas acabou tirando do gol também. No lance seguinte, Rafaela teve nova chance, mas Joana defendeu. Aos 16, Franciele dominou com liberdade na entrada da área e finalizou de biquinho no canto para colocar o Fênix em vantagem no placar.
Na etapa final, o Fênix continuou no campo de ataque. Aos seis minutos, Franciele girou e finalizou forte, a bola explodiu no travessão e, no rebote, Rafaela Klein empurrou para o gol e fez 3 a 1. Quatro minutos depois, Rafaela teve mais uma boa oportunidade para marcar, mas Joana defendeu bem. Com o jogo controlado, o Fênix administrou os minutos finais e comemorou o título do Torneio de Verão deste ano.