Projeto está saindo do papel por parceria entre a Prefeitura e as empresas Dobra e Smile Flame
A comunidade de Montenegro vai ter novo espaço de convívio e para realização de eventos. Em um terreno da Prefeitura na esquina entre as ruas José Luis e Dr. Flores será construída uma praça, com bancos e brinquedos. O local também terá um “mini palco” e, se as tratativas avançarem, ainda deve contar com uma cafeteria num futuro próximo. A organização do espaço será feita através de um mutirão, posto em prática pelas empresas Dobra e Smile Flame. A inauguração já está marcada para o dia 21 de novembro.
“É um espaço de convivência que, futuramente, também receberá shows, a realização de feiras e demais eventos”, define a secretária municipal de Indústria e Comércio, Cristiane Gehrke. Ela conta que a praça (ou largo, como está sendo referenciada) vinha sendo desenhada já há alguns meses, tendo sido, inclusive, adquiridos alguns dos materiais e equipamentos necessários pelo Município. E quando a secretaria foi procurada pela Dobra e a Smile Flame na busca por local para uma ação social das organizações, foi abraçada a oportunidade da união de esforços. “Eu apresentei para eles a nossa ideia e foi quando a gente começou a trabalhar em cima da parceria”, explica Cristiane.
MÃOS À DOBRA
Recentemente, a Dobra já reuniu voluntários para revitalizar a quadra do Colégio Ivo Bühler, o Ciep. Agora, o projeto “Mãos à Dobra” da empresa está se voltando ao novo espaço público. Através de um formulário online e ampla divulgação nas redes sociais, a montenegrina está reunindo os interessados para, nos dias 9 e 10 de novembro, arregaçarem as mangas no terreno do Centro (quase bairro Industrial). Caberá ao pessoal a pintura de um mural que irá adornar a praça.
Mais uma vez, a iniciativa conta com a parceria da Smile Flame, de Porto Alegre. A empresa, que desenvolve projetos sociais de impacto à comunidade, além de auxiliar no mutirão, levará ao local o “Vale do Acolhimento”. É uma ação, que ocorrerá no dia da inauguração do espaço, no dia 21, que conscientiza sobre o abuso sexual infantil. Estão previstos workshops, palestras e uma atividade lúdica, com peça teatral para as crianças, sobre o tema.
Não há previsão, mas, em caso de chuva, tanto o mutirão quanto a inauguração serão adiados.
Projeto também prevê cafeteria no novo espaço
Conforme a secretária de Indústria e Comércio, estão ocorrendo tratativas para que a nova praça também conte com uma cafeteria. Devido às negociações, ainda não foi divulgada a marca interessada no investimento, mas a ideia é conceder espaço no terreno para um “container café”. O estabelecimento deve ficar bem na esquina, como um ponto de parada, sem espaço para consumo. É um conceito onde motoristas ou pedestres param apenas para fazer seu pedido e o retirarem para consumir na praça ou seguirem com sua rotina. O Município está trabalhando no edital de concessão.
Largo 14 de Julho: um resgate histórico da cidade
Está sendo fechado para ir à votação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que dá nome ao novo espaço público. Se autorizado no Legislativo, o local será chamado de “Largo 14 de Julho”, uma referência ao primeiro cinema de Montenegro (um dos primeiros do Estado), que também era chamado assim. E ele funcionava quase em frente ao espaço que, hoje, o homenageia: onde, agora, funciona o Posto Detroit, na outra esquina da José Luis com a Dr. Flores.
“A rua Dr. Flores, também, foi uma das primeiras ruas do Município”, adiciona a secretária Cristiane. “Bem no topo dela era a frente da igreja, então é uma rua que, historicamente, tem um significado bastante importante para a cidade. O ‘Largo 14 de julho’ é, justamente, uma homenagem à história daquele lugar.”